Navegar para Cima

Notícias

A importância do aprender brincando: estudantes da Educação Infantil realizaram atividade sobre vulcões

20/07/2019
Nosso jeito de educar
Turma do Nível I da EI tem como tema de pesquisa os vulcões.

​​​​​​​​​​​​​​​Nossa proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório cultural e familiar. Os planejamentos pedagógicos s​ão realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, desenvolvem ações de leitura e escrita, de desenho, de música, de jogos e construções matemáticas, além de experiências, envolvendo a corporeidade, o contato com a natureza e a linguagem tecnológica.​​​​​

A elaboração das atividades e dos projetos ​​envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como as crianças se relacio​nam com as experiências oportunizadas para elas.​ O Novo Espaço Infantil amplia o contato com a natureza e conta com materiais planejados para que os estudantes tenham autonomia e sejam provocados a uma atitude de investigação e criação nos percursos de estudo.​​ Desta forma, os estudantes do Nível I, da Educação Infantil, através de brincadeiras na pracinha onde subiam nos brinquedos dizendo que no chão havia lava, surgiu a curiosidade de investigar o tema. 
DSC_0486-min.JPG

Inicialmente os estudantes montaram um painel com as curiosidades que tinham sobre vulcões e lava e pesquisaram as imagens na lousa. Para complementar a atividade, os estudantes tiveram uma aula com o professor de ciências João Valter, para esclarecer demais dúvidas das crianças.

Para entender melhor a importância do aprender brincando, as crianças confeccionaram o planeta terra, para conhecerem como é o centro do mesmo. Descobrindo, assim, o núcleo, o magma e que com os movimentos das placas tectônicas, abrem-se fendas por onde saem as lavas, e que estas quando resfriadas, transforma-se em rochas e pedras.

Na culinária, os estudantes fizeram um delicioso bolo de chocolate vulcão, que segundo a professora Edinéia Guth, os alunos além de saborearem se divertiram bastante. 

DSC_0562-min.JPG

Para finalizar a investigação sobre os vulcões, as crianças confeccionaram vulcões de argila e realizaram a experiência química de misturar elementos, tais como vinagre, bicarbonato de sódio e detergente, para reproduzir a lava. ​​​"Os estudantes amaram as atividades e saíram​ contanto felizes para as famílias. Acredito que essas vivências e experiências são fundamentais para o desenvolvimento dos pequenos. Cheiros, sabores e misturas que ficam registradas na memória afetiva deles.", complementa a professora. 

DSC_0459-min.JPG

DSC_0580-min.JPGDSC_0631-min.JPG​​DSC_0605-min (1).JPGDSC_0508-min.JPG
DSC_0589-min.JPG

DSC_0482-min.JPG