Navegar para Cima

Notícias

2ª Rústica Marista: Dicas para os atletas

19/11/2018
Esporte
É importante que os atletas façam treinamentos, hidratem-se e tenham uma boa alimentação.

​​​​​​​​​​​​​A 2ª Rústica Marista Santo Ângelo será neste domingo, 25/8, com a primeira largada às 8h30. As inscrições devem ser feitas no site www.ucrsm.com​ pelos valores de R$ 5,00 (infantil) e R$ 20,00 (adulto), até a quarta-feira, 21/11.  

Temos algumas dicas para os atletas. Confira e prepare-se para a corrida: 

1. Treine

Prepare-se para a rústica com treinamentos e, se possível, com o auxílio de um educador físico. Durante os treinamentos, lembre-se de fazer algumas pausas para se recuperar. Evite excessos e respeite o tempo do seu corpo.

2. Informe-se sobre o trajeto

Informe-se sobre a distância que você irá percorrer e qual será o percurso. A Rústica Marista Santo Ângelo será na Avenida Venâncio Aires e terá largada e chegada em frente ao Colégio. Os trajetos serão os seguintes:

• 3 e 4 anos - 100 metros 

• 5 e 6 anos - 200 metros

• 7 e 8 anos - 400 metros

• 9 e 10 anos - 500 metros

• 11 e 12 anos - 500 metros

• 13 aos 15 anos - 1,5 quilômetros

• Adulto a partir de 16 anos - 5 quilômetros

• Pessoas com necessidades especiais - 400 metros

​3. Chegue no horário

Fique atento aos horários e evite atrasos. Para a Rústica Marista Santo Ângelo, a retirada dos números e camisetas (para os 100 primeiros inscritos) será no sábado, 24/11, das 14h às 15h. No domingo, a entrega dos materiais ocorrerá a partir das 7h30. 

A primeira corrida será dos adultos, às 8h30.​

​4. Descanse

​Durma bem antes da Rústica e evite festas ou atividades desgastantes. Uma boa noite de sono ajuda a recuperar o corpo e a mente para participar da corrida. 

​5. Use tênis e roupas apropriados

Os tênis e roupas precisam ser apropriados para corridas. 

As calças ou shorts não devem dificultar o movimento e as camisetas podem ser de tecidos mais leves, além disso, as mulheres ainda podem dar preferência aos tops. 

Lembre-se de amarrar bem os cadarços antes da largada para evitar transtornos no trajeto. Se desamarrar durante o percurso, saia para a lateral para amarrá-los novamente, evitando que outros atletas esbarrem em você. 

6. Proteja-se 

Lembre-se de passar protetor solar. Bonés ou viseiras também são uma boa dica se o dia for ensolarado.

7. Alimente-se

Na véspera e no dia da corrida, evite alimentos ricos em gordura e dê preferência às frutas. Banana, por exemplo, é rica em carboidratos e tem potássio e vitamina B6, favorecendo o bom funcionamento dos músculos e ajudando a evitar câimbras.  

8. Hidrate-se

Tomar água é fundamental para manter seu corpo hidratado. Na Rústica, haverá pontos de distribuição de água. Se tiver dificuldade de beber enquanto corre, faça uma pequena pausa. 

Certifique-se de colocar os copos e/ou garrafas vazias nas lixeiras ou entrega-los para os organizadores do evento.  

​9. Aqueça

Faça um aquecimento antes da corrida. É importante para a musculatura, para as articulações, para os sistemas nervoso e cardíaco, além de acalmar a ansiedade e preparar sua mente para o esforço físico que será feito em seguida.

10. Aproveite

Você já é um(a) vencedor(a) por participar. Durante a corrida, irá superar seus próprios desafios e compartilhar bons momentos com outros atletas. Aproveite!​​

Saiba mais sobre o evento:

2ª Rústica Marista​