Navegar para Cima

Notícias

2º Fórum Marista de Tecnologias Educacionais

28/08/2019
Formação
A educadora Marilei Kovatli participou do Painel Relato de Práticas Pedagógicas, apresentando um trabalho desenvolvido em nosso Colégio.

​​​​A convite da Gerência Educacional dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, a educadora Marilei Kovatli, responsável pelas Tecnologias Educacionais e da Informação do Colégio, apresentou o trabalho Aprendizagem Colaborativa por meio da Construção de Mundos Virtuais no Minecraft Education no Painel Relato de Práticas Pedagógicas do 2º Fórum Marista de Tecnologias Educacionais, promovido pela União Marista do Brasil (UMBRASIL), em Brasília, no dia 20/8. O evento teve transmissão online e contou com a participação de cerca de 170 colégios, centros sociais e unidades de negócio espalhados por todo o país.

O projeto desenvolvido e relatado pela educadora Marilei envolveu estudantes do Ensino Fundamental e a comunidade de Santo Ângelo, contemplando as diferentes áreas do conhecimento. O trabalho utilizou tecnologia de criação e imersão em mundos virtuais e teve como objetivo apresentar uma proposta para desenvolver o turismo sustentável no município, sendo premiado no Festival Marista de Robótica em 2017, na modalidade Cidade-Laboratório.

De acordo com Marilei, o projeto contribuiu para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes, compreensão da importância do trabalho em equipe, bem como o aprimoramento das capacidades de sociabilização, do pensamento criativo e do raciocínio sistemático, competências essenciais para as crianças se desenvolverem de forma crítica e cognitiva. “O ambiente colaborativo é um recurso que permite a interação entre os participantes durante a execução das atividades propostas, possibilitando a troca de ideias e incentivando a organização do grupo” destaca. 

2º-Fórum-Marista-de-TE-8.jpg

A educadora conta ainda que apresentar o projeto durante o Fórum, evento prestigiado por educadores maristas de todo o Brasil, foi uma experiência desafiadora, além de uma oportunidade de ouvir relatos e compartilhar ideias com outros profissionais. “Participar de eventos educacionais relatando experiências e como ouvinte contribui no crescimento e enriquecimento do repertório pedagógico, promovendo novidades e mudanças nas práticas diárias, sempre com o foco na aprendizagem dos nossos estudantes”, comenta Marilei.

Junto com Marilei Kovatli, também representaram o Rio Grande do Sul, o Ederson Luís Locatelli, Supervisor Tecnologias Educacionais dos Colégios da Rede Marista, a educadora Cláudia Jobim, do Colégio Marista Champagnat, e Débora Conforto, da PUCRS.

2º-Fórum-Marista-de-TE-4r.jpg