Navegar para Cima

Notícias

Turmas do 3º ano EF iniciam projeto sobre Cultura e Arte com dança circular

16/05/2019
Projetos
A dança circular desperta para a união em um momento de sensibilização, socialização e resgate de valores humanos.

​​​​​Uma dança circular marcou o lançamento do projeto interdisciplinar Cultura e Arte: diferentes manifestações linguísticas que contam nossa história, desenvolvido pelas turmas do 3º ano EF. Após ensaios, o momento ocorreu no campo do Colégio e envolveu em um sentimento de união e espírito de equipe os estudantes, as educadoras regentes Ana Paula Brigo e Denise Ienk, bem como a professora de Educação Física, Mariel Dias.

O projeto sobre Cultura e Arte proporciona a construção de aprendizagens ao englobar todas as áreas do conhecimento. Os elementos naturais culturais e o modo de vida nos municípios, a influência das religiões nas construções dos valores sociais, diversidade étnica, organização espacial e suas relações, formação e organização dos espaços urbanos e rurais, linguagem cartográfica e aspectos culturais na rotina de crianças pertencentes aos povos de Língua Inglesa são alguns dos assuntos que estão investigados por meio de pesquisas e atividades.

Dança circular

A dança circular é uma vivência em grupo, na qual todos os participantes apoiam e auxiliam uns aos outros ao estarem de mãos dadas, despertando para a união em um momento de sensibilização, socialização e resgate de valores humanos. Além disso, é possível trabalhar a coordenação motora, a consciência corporal, o senso rítmico e a organização coletiva.

IMG_20190515_134842487.jpg

IMG_20190515_134924669_HDR.jpg

Projetos interdisciplinares

Os projetos desenvolvidos no Colégio possibilitam o protagonismo, a autonomia e a responsabilidade, bem como momentos de planejamento, de cooperação, de sociabilidade e de avaliação, onde o estudante pode construir sua aprendizagem e criar de forma interdisciplinar, trabalhando os conteúdos e seus contextos em sua globalidade. Também possibilitam ao estudante, por meio da investigação, aprender a estudar, a pesquisar, a procurar informações, a duvidar e a argumentar, a partir de temas e/ou situações-problema, aprendendo de forma significativa.

O pensamento é produto do encontro da pessoa com o mundo. Os seres humanos são dotados da vontade de conhecer e de aprender, bem como de dúvidas e necessidades que remetem à resolução de problemas. Sendo assim, os projetos interdisciplinares vão ao encontro da função primordial do Colégio: a de auxiliar o estudante a compreender o mundo por meio da problematização, da pesquisa, do debate, da pergunta e do levantamento de hipóteses.