Encontros de Formação: Despertar da empatia e do autoconhecimento

28/03/2019
Estudantes do 4º ano EF participaram de reflexões e dinâmcias de grupo.

​​​​​​​​​A formação integral exige um trabalho educativo que auxilie o autoconhecimento, para que o estudante possa fazer escolhas de modo equilibrado, maduro e responsável em todos os segmentos de sua vida. Uma das iniciativas do Colégio que atende esta proposta são os encontros de formação, que levam as crianças e jovens a refletirem sobre seu papel no mundo, despertando para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade.

Neste sentido, as turmas do 4º ano EF, participaram de uma roda de conversa sobre respeito às diferenças, tolerância, solidariedade e compaixão. Na oportunidade, as crianças socializaram suas angústias e percepções, e se comprometeram com uma convivência pacífica e solidária no contexto escolar e social.

Para dar sequência e aprofundar os assuntos, os serviços de Orientação Educacional e Pastoral Escolar também realizaram com os estudantes uma dinâmica de grupo. O encontro teve início com cantos de integração e animação. Em seguida, as crianças escreveram seus sonhos e colocaram as anotações dentro de balões que representavam sua vida e seus planos. “A vida deve ser cuidada, portanto, pedimos que cada um protegesse seu balão”, conta a Coordenadora de Pastoral, Jurema Sausen.

IMG_8663.JPG

Durante a dinâmica, os estudantes também foram instigados a demonstrar empatia e proteção com outras vidas diante dos balões dos colegas. O momento levou a uma profunda reflexão sobre os cuidados e o amor ao próximo. O grupo teve a oportunidade de interagir, cooperar e ajudar.

Os momentos de formação com suas dinâmicas de grupo vão ao encontro da Proposta Pedagógica Marista, que integra a formação afetiva, ética, social, cognitiva e humano-cristã. Conforme o Projeto Educativo do Brasil Marista, documento norteador de todas as práticas do Colégio, o jeito de educar Marista está fundamentado em uma formação integral que investe na observação, na investigação, na reflexão e na abertura à realidade, no posicionamento crítico e negociado, no protagonismo, em atitudes solidárias, no respeito e cuidado com a natureza, na ampliação e fundamentação do compreender e significar o mundo que nos cerca, cada vez mais atravessado por realidades distintas.