Encontro Formativo: Perspectivas atuais nos estudos da crianças

19/03/2019
35 educadores do Colégio participaram do evento, na PUCRS, em Porto Alegre.

​​​​Um grupo de 35 professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, além de gestores do Colégio, participaram de um encontro formativo na PUCRS, em Porto Alegre, sábado, 16/3. A programação voltada para educadores da Rede Marista envolveu uma palestra e roda de conversa com o Professor Doutor Manuel Jacinto Sarmento, que falou sobre Perspectivas atuais nos estudos da criança: Implicações educacionais.

A fala de Sarmento foi baseada nos estudos sobre a sociologia da infância, na qual as crianças são concebidas a partir de si próprias, como atores sociais, sujeitos de direitos, produtores culturais, seres competentes, participantes de uma cultura e que devem ser reconhecidos como cidadãos desde que nascem. Para a educadora do 4º ano EF, Márcia Hesse Block, a palestra propôs ampla reflexão sobre a infância, a educação e a cidadania. “Como professora, acredito que a formação continuada busca referendar a necessidade constante da inquietude, do repensar e do ressignificar a prática educativa”, complementa.

Durante o encontro, também foram oferecidas oficinas pedagógicas, nas quais os participantes partilharam práticas sobre a seguintes temáticas: Espaços Educadores, Agrupamentos, Infâncias, Documentação Pedagógica, Brincar e a Natureza, Projetos Pedagógicos, Tessituras Literárias, Sequência Didática e Projetos Interdisciplinares. “Foi uma importante oportunidade de troca de saberes e experiências, objetivando qualificar ainda mais nosso trabalho para que os estudantes sejam protagonistas de sua aprendizagem, de acordo com o carisma marista”, destaca a educadora Márcia.

​Sobre o palestrante

Manuel Jacinto Sarmento possui graduação em Estudos Portugueses pela Universidade do Porto, mestrado em Administração Escolar e doutorado em Educação da Criança pela Universidade do Minho. Atualmente é professor associado da Universidade do Minho. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Infância, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, exclusão social, trabalho, educação e escola.