Navegar para Cima

Notícias

Escolha profissional: Importante definição na construção do projeto de vida

21/03/2019
Preparação para o futuro
Projeto Escolha profissional proporcionou aos jovens um bate-papo com jornalista esportivo.

​​A construção do projeto de vida contempla escolhas pessoais, profissionais, familiares, assim como o relacionamento consigo, com o outro e com a sociedade. No Colégio, ganha uma dimensão enriquecedora e profunda, porque está inserido no cotidiano da sala de aula. É um trabalho intencional que vai ao encontro das propostas de Champagnat, fundador do Instituto Marista, de ter um sentido maior na vida. Assim, em diversos momentos, o estudante é incentivado a refletir sobre sua história e seus planos, por meio de diálogo, atividades de autoconhecimento e integração. 

Construir o projeto de vida também envolve a escolha profissional. A definição da profissão é apenas uma das escolhas significativas que uma pessoa faz na vida, mas, muitas vezes, é a primeira e mais importante decisão a ser tomada e deve estar de acordo com o que está sendo planejado e sonhado para a construção desse projeto. 

Para auxiliar os jovens na decisão de sua profissão, o Serviço de Orientação Educacional (SOE) desenvolve o projeto Escolha Profissional. Ao longo do ano são proporcionados para estudantes do Ensino Médio, em especial aos concluintes, testes vocacionais, palestras, encontros com profissionais, visitas às universidades, além de vivências voltadas para liderança e empreendedorismo. 

Este ano, o Projeto Escolha Profissional, iniciou com um bate-papo com o jornalista esportivo da Rádio Bandeirantes AM 640, FM 94.9 e TV Band, Marcelo Salzano. Na ocasião, os estudantes esclareceram dúvidas sobre o curso superior, o início da carreira e o dia a dia da profissão. “Oportunizar aos jovens momentos como este para que reflitam e conscientizem-se sobre os fatores que interferem ou são determinantes numa escolha, os levará a uma definição com mais segurança e autonomia”, destaca orientadora educacional, Rosenara Frederich.


Marcelo Salzano conversou com os jovens sobre Jornalismo Esportivo