Navegar para Cima

Notícias

Sons, aromas e cores levam à calma e ao equilíbrio emocional

23/05/2019
Oficinas
Crianças do Turno Integral participam da Oficina de Harmonização.

​Uma das propostas educativas para as crianças da Educação Infantil e 1º ano EF do Turno Integral é a Oficina de Harmonização. A oficina realizada no Ateliê Pedagógico proporciona um momento de redução da atividade mental, alivia o estresse, desacelera e mantém o equilíbrio emocional.

​De acordo com a educadora Ariane Rodrigues, responsável pelo Ateliê, uma pausa na rotina traz tranquilidade e qualidade de vida. “Nos encontramos em um mundo muito agitado e conectado, por isto, um momento de silêncio e paz é necessário e bem-vindo”, destaca.


Para tanto, o ambiente é planejado para que seja harmonioso e convidativo, com pouca claridade, trilhas sonoras relaxantes, aromas e cores que ajudam a causar sensação de calma, paz e tranquilidade. 

file6-17.jpeg

Conforme as Diretrizes da Educação Infantil Marista, as luzes, as cores, as texturas, os cheiros, os sons e as temperaturas são elementos sensitivos importantes. A cor, por exemplo, desperta sentimentos e emoções, enquanto os aromas aguçam a curiosidade e resgatam memórias. Já o som movimenta, acalma e sensibiliza.