Navegar para Cima

Notícias

Estudantes compartilham suas vivências e dinamizam a aprendizagem de História

20/05/2019
Nosso jeito de educar
Os jovens compartilharam com os colegas objetos que fazem parte de suas histórias e produziram livros.

​​Compreender a História como ciência, o seu surgimento, objeto de estudo do historiador, suas fontes, tendências, bem como entender os sujeitos históricos, fizeram parte de uma dinâmica proposta pela disciplina para as turmas do 1º ano EM, ao longo do primeiro trimestre.

IMG_20190502_165658697.jpg

Os estudantes foram desafiados a perceberem-se como sujeitos históricos que, além de estudar e investigar, também constroem história todos os dias. A partir deste pressuposto, iniciaram o trimestre compartilhando fotos, documentos, vestimentas e objetos que contam um pouco da sua história e de sua família. 

No decorrer do trimestre, ainda produziram livros em que contam um pouco de seus sonhos e medos. O que gostam de fazer, como eram na infância, como são atualmente, quem faz parte de sua família, quem são seus amigos, os lugares que querem conhecer e onde gostam de estar, quais músicas, livros e filmes preferem, dentre outros tópicos, fizeram parte dos capítulos.

IMG_20190519_152542784.jpg

De acordo com a educadora de História, Luthiane Valença de Oliveira, foi um grande exercício de partilha, autoconhecimento, empatia e valorização do legado de cada jovem. “O fazer história tornou-se concreto e parte da realidade dos estudantes”, destaca.