Navegar para Cima

Notícias

Matemática e Jogos

03/10/2018
Inovação
Estudantes ampliam conhecimentos através de questionários online sobre os conteúdos. 

​​A utilização de metodologias ativas possibilita trabalhar os conteúdos de Matemática de uma maneira diferenciada. Neste conceito, os jogos virtuais oportunizam uma forma lúdica de aprender, com atividades interativas que tornam a aprendizagem mais interessante para os estudantes. 

Após participarem de uma capacitação sobre gamificação (proposta que insere jogos nos processos de ensino e aprendizagem), conduzida pela educadora Marilei Kovatli, responsável pelas Tecnologias Educacionais do Colégio, os professores de Matemática dos Anos Finais e do Ensino Médio introduziram como apoio pedagógico nas aulas a ferramenta Kahoot, uma plataforma online gratuita que permite construir e aplicar questionários. 

Segundo a professora Juliana Ramiro, que recentemente proporcionou à turma 72 um Quiz sobre inequações, “através da gamificação e da utilização dos recursos virtuais, é possível trabalhar os conteúdos e habilidades, além de avaliar a aprendizagem dos estudantes em uma competição saudável”. A educadora do 6º ano EF, Luciane Aranalde reforça a importância do conceito, “os adolescentes também ganham mais confiança ao longo da atividade”, destaca. 


​Para o professor Charles Milano, o sucesso da estratégia de ensino está no conjunto de ações voltadas à aprendizagem significativa. “Para estudar Matemática é necessária uma participação ativa, envolvimento direto por parte do estudante, professor e escola”, comenta. O educador Benhur Santos que também trabalha com a ferramenta Kahoot, além de ter confeccionado jogos físicos com as turmas, sugere que é possível ensinar Matemática de maneira dinâmica, tornando as aulas mais atrativas e interessantes. ​