Após o estudo do átomo, suas relações com a matéria e a evolução dos modelos científicos, os estudantes do 9º ano EF foram desafiados a construir e apresentar quatro modelos atômicos ilustrativos. Os jovens também tiveram a oportunidade de observá-los por meio de uma simulação holográfica utilizando garrafa pet e celular. “Foram momentos de grande potencial educativo e de entretenimento, em que dinamizamos o processo de ensino e aprendizagem com interatividade, colaboração e pensamento criativo”, destaca a educadora de Química, Fabiane Wentz.
Os modelos atômicos tentam explicar como a matéria é construída e organizada para que seja possível entender melhor como ocorrem os fenômenos da natureza. Segundo a professora Fabiane, a introdução deste conceito a partir do 9º ano EF deve ser fundamentada em estratégias que minimizem as dificuldades e permitem uma aprendizagem autêntica. De acordo com ela, “a utilização de metodologias diferenciadas, que favorecem a participação do estudante como agente ativo no processo de aquisição do conhecimento, precisam ser priorizadas”.