Para aperfeiçoar a escrita por meio da produção textual e trabalhar os valores passados de geração em geração, bem como seus aspectos culturais e imaginários, os estudantes do 8º ano EF pesquisaram as histórias dos pais, avós e demais familiares.
O Projeto Memórias, idealizado pelas turmas 81 e 82 com a educadora Helen Dagiós nas aulas de Língua Portuguesa, iniciou a partir da leitura de biografias e autobiografias. Os jovens tiveram contato com histórias de Nelson Mandela, Anne Frank, Albert Einstein, Marilyn Monroe, entre outras personalidades. Após a produção de seus próprios textos, os estudantes também organizaram uma exposição com objetos antigos das famílias e, no espaço, partilharam suas produções com os colegas.
Com o desenvolvimento do projeto, aprofundaram os conhecimentos sobre abordagem escrita e fluência verbal. As atividades ainda permitiram às turmas trabalharem a sensibilização, a herança cultural, o protagonismo e a oralidade.
O Projeto Memórias vai ao encontro das propostas da disciplina de Língua Portuguesa. De acordo com as Matrizes Curriculares do Brasil Marista - Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, um dos documentos norteadores das práticas desenvolvidas no Colégio, o ensino da Língua Portuguesa envolve a oralidade, a leitura, a análise linguística e a produção textual, bem como promove o contato com as expressões culturais e com as interações sociais, levando o estudante a sair de suas representações pessoais da língua e entrar num universo maior, no qual as construções são mais elaboradas, coletivas e plurais.