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Turmas buscam novos conhecimentos sobre o Estado em viagem de estudos

03/05/2019
Nosso jeito de educar
Estudantes visitaram pontos turísticos de Gramado, Canela e Porto Alegre, além dos Colégios Maristas Maria Imacula e Champagnat.

​​​​​As turmas do 4º ano EF fizeram uma viagem de estudos para a Serra Gaúcha, onde tiveram a oportunidade de visitar o Gramado Zoo e a Rua Coberta, em Gramado, além de conhecer o Colégio Marista Maria Imaculada, em Canela. Os estudantes e educadores também estiveram em Porto Alegre, onde foram ao Centro Histórico, ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS e ao Colégio Marista Champagnat. 

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Durante as visitas nas cidades da região da Serra e na Capital do Estado, foram proporcionados momentos de estudos e de aprendizagens significativas, enfocando observações e vivências que integram os saberes construídos no cotidiano da sala de aula. Com a viagem, os estudantes e as professoras Catiane Schaurich e Márcia Block agregaram conhecimento ao projeto interdisciplinar Espaço geográfico rio-grandense: significar para compreender

​Somos Rede

Na viagem de estudos, as turmas do 4º ano EF também tiveram a oportunidade de interagir com os estudantes de dois dos 18 Colégios da Rede Marista: o Colégio Marista Maria Imaculada, de Canela, e o Colégio Marista Champagnat, de Porto Alegre. Eles trocaram cartões postais e informações sobre as cidades onde suas escolas estão localizadas por meio da apresentação de vídeos.  

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Sobre o projeto

Espaço geográfico rio-grandense: significar para compreender​

No contexto da globalização, que caracteriza o mundo contemporâneo, as distâncias se desfazem e os limites de convívio se tornam tênues, permitindo que o espaço vivenciado extrapole o lugar do convívio mais próximo, requerendo o estreitamento dos laços culturais que ligam as pessoas ao seu lugar, revigorando o sentimento de pertença e as expressões regionais como elementos importantes do saber geográfico. 

As relações sociedade/natureza são intermediadas pelas redes técnicas que hoje estão disponíveis e acabam por contribuir nas características e diferenciações espaciais num mundo globalizado. Nesse viés, busca-se um contexto que aproxime o estudante no tempo e no espaço, em uma abrangência no estado do Rio Grande do Sul. A temática regional encontra-se numa escala intermediária entre o local e o nacional/mundial. Assim, situando-se geograficamente no RS, permite-se estabelecer relações mais próximas ou mais amplas, numa ideia de totalidade constituída por partes articuladas entre si e com o todo. 

Observando-se os aspectos físico-naturais do Rio Grande do Sul e analisando o processo de ocupação e transformação do espaço pela sociedade, os estudantes buscam responder a seguinte problematização: Como percebemos e identificamos os aspectos físico-naturais e sociais do espaço geográfico do nosso Estado?