EJM 2021 marca primeira viagem oficial do Colégio

04/10/2021
Espiritualidade
Grupo com 20 estudantes e 5 educadores viajou para Brasília – DF

Junto a uma edição histórica do Encontro de Jovens Maristas (EJM), por ter sido a primeira a ser realizada na modalidade remota, o Colégio Marista Santo Antônio também fez história: a primeira viagem oficial de estudantes da unidade.

Um grupo composto por 20 estudantes – que participam da Pastoral Juvenil Marista (PJM) – e cinco educadores cumpriu uma agenda, entre os dias 1º e 3 de outubro, em Brasília – DF. Na capital do país, o grupo foi acolhido pela equipe do Colégio Marista João Paulo II.

“Além de ser uma escola irmã, e irmãos sempre gostam de se encontrar, nós temos a alegria de proporcionar aos nossos estudantes maristas esta oportunidade. São colégios geograficamente distantes, diferente dos outros colégios da nossa Rede que estão mais próximos. Então, nossos estudantes de Brasília sempre se sentem mais sozinhos, mais distantes e existe um desejo muito grande de conectar, de estar juntos. Tenho certeza de que os nossos estudantes marcarão esta data com muito carinho nos seus corações", destacou o diretor do Colégio Marista João Paulo II, Luiz Gustavo Mendes.

Juntos e seguindo todos os protocolos de biossegurança para o enfrentamento da Covid-19, estudantes do Marista Santo Antônio e Marista João Paulo II acompanharam a transmissão do EJM, comandada pela equipe do Colégio Marista Assunção (Porto Alegre/RS).

“Está sendo uma das melhores experiências da minha vida! Dividir esse momento com os meus amigos, com os educadores que admiro muito, viajar com a escola para outro lugar está sendo simplesmente perfeito. É uma cidade diferente, é um estilo de vida diferente e eles acreditam nas mesmas coisas que nós, sabe? A gente compartilha de uma coisa que não tem preço", relatou a estudante Sofhia Bervig.

A agenda

O grupo saiu de Sinop na madrugada do dia 1º de outubro. Na entrada do Aeroporto Municipal Presidente João Figueiredo, com a presença dos familiares dos estudantes, o Pe. Marcos Quaini concedeu a bênção.

No primeiro dia em Brasília, os estudantes fizeram um tour pela cidade, conhecendo pontos turísticos, como: Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, Memorial JK, Estádio Mané Garrincha, Museu Histórico de Brasília, Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Ponte Juscelino Kubitschek e Palácio da Alvorada. Também participaram, à tarde, de um momento de lazer em uma chácara com os estudantes de Brasília.

No segundo dia, participaram de atividades e dinâmicas durante a manhã e à tarde se dedicaram às atividades do EJM. Os estudantes foram divididos em várias salas de aula, participando de oficinas online com temas variados, conduzidos pelos anfitriões (Marista Assunção). À noite, participaram de um luau com show de talentos (com apresentações dos próprios estudantes) e, em seguida, puderam conhecer um shopping da cidade.

Por fim, no terceiro dia, os estudantes retornaram a Sinop, depois de terem aproveitado ao máximo o Encontro. “O EJM é um momento de conexão e encontro entre todas as PJMs de todas as unidades. E aí está a maior importância desse movimento: se encontrar, onde cada jovem em sua unidade percebe que não está sozinho nesse caminho", explicou o agente de pastoral, Ir. Luciano Taminski.

Confira alguns registros dessa viagem histórica para nosso Colégio:​​​