Estudantes aprendem a produzir álcool 70% em oficina

23/03/2020
Oficinas
Conceitos de Química e Biologia foram trabalhados de forma prática a fim de criar formas de combate para o coronavírus (covid-19)

​​​Os estudantes do Ensino Médio participaram de uma oficina que ensinou a produção do álcool 70%, tipo de solução com função bactericida que tem sido amplamente utilizada pela comunidade escolar na intensificação dos cuidados de higiene, para prevenir contaminação ao coronavírus (covid-19). A iniciativa da equipe pedagógica, aconteceu na véspera da suspensão das aulas, dia 17/3.

A atividade foi realizada no Laboratório de Bioquímica, com o apoio da professora Fernanda Zanato e da monitora Luana Della Giustina. “Essa prática foi realizada a partir da preocupação do Colégio em adotar ações preventivas de combate ao vírus. Os estudantes aprenderam na prática como fazer o álcool 70% usando conceitos de várias disciplinas, como Química e Biologia, usando apenas álcool 92% e água”, pondera Luana.

Reconhecendo a importância do tema e iniciativa do colégio, a imprensa local acompanhou a realização da atividade e teve a oportunidade de conversar com professores e estudantes sobre o assunto. “Essa aula contribuiu bastante para entender na prática os benefícios do álcool 70% e como ele atua na célula para combater o vírus, e, ao mesmo tempo, utilizar conceitos de várias disciplinas”, disse o estudante Nathan de Lima à repórter de uma rádio local.

Experiência compartilhada

Finalizada a oficina no laboratório, a equipe pedagógica quis compartilhar a experiência com os estudantes da Educação Infantil​ e distribuir nas salas de aula, os frascos de álcool, resultado da produção durante a aula prática.

De forma voluntária, um estudante do grupo em cada sala pode compartilhar o que aprenderam da experiência, explicando sobre a utilidade do álcool 70%, dentro e fora da sala de aula, como aliado na higienização pessoal dos ambientes.

A estudante Emanuelly, da Educação Infantil, foi escolhida para receber o álcool para utilizar em sua sala de aula, mas também dividiu com estudantes o que havia acabado de aprender na aula sobre o tema coronavírus, ministrada pela professora Francielis Silva. “Se nós lavarmos bem as mãos e utilizarmos o álcool, os bichinhos vão embora”, disse Emanuelly.

Confira mais imagens na galeria abaixo.​