Navegar para Cima

Atividades Extraclasse

Início

Confira nossas atividades extraclasse ofertadas no Colégio Marista São Francisco

​​​​As atividades extraclasse têm como objetivo promover a vivência, a qualidade e a excelência da educação marista no turno inverso ao das aulas. Dessa forma, o estudante tem mais espaço e tempo para a aprendizagem, desenvolvendo habilidades dentro e fora da sala de aula, por meio de atividades esportivas, artísticas, culturais, tecnoló​gi​cas, solidárias e evangelizadoras, proporcionando a educação integral baseada nos valores maristas.

Dança

Desperta o prazer pela dança, estimula a prática corporal por meio do movimento e do gesto, permite a criação coletiva e individual. Desenvolve a concentração, memorização, organização espacial, sociabilidade, autoestima e consciência crítica.

Esportes (futsal, handebol) 

Essas modalidades desenvolvem habilidades motoras, sociabilidade e competitividade, trabalho em equipe, respeito ao adversário e às regras do jogo, compreensão de como trabalhar em situações de dificuldade, de limitações próprias e do grupo. Proporcionam aos estudantes a aquisição dos requisitos mínimos para um bom desenvolvimento das práticas, tendo em vista que o aprimoramento da técnica específica, em cada modalidade, exige uma conjunção de fatores individuais e coletivos. 

Judô 

Em parceria com a academia TEKION, a modalidade desenvolve o conhecimento e prática da filosofa do Judô, que traz ensinamentos de disciplina, respeito e educação, bem como princípios morais e condicionamento físico. O Judô tem como característica a preocupação com a evolução técnica de forma transparente e inclusiva, através da mudança de faixa. O estudante participa de competições de caráter educativo e integrador, assim como de eventos para demonstração de conhecimentos. 

Teatro 

Desenvolve a cooperação, o companheirismo, a espontaneidade, a imaginação e o respeito. Por meio de técnicas teatrais, estimula os estudantes a fortalecerem suas capacidades individuais e coletivas. 

Voz e Violão

Contempla a sensibilização e ampliação da vivência musical, desenvolvendo a aprendizagem por meio do ensino coletivo. Além disso, amplia a percepção rítmica, melódica e harmônica do estudante, a leitura e escrita musical, a sociabilidade, a criatividade, a capacidade de tocar em conjunto e a possibilidade de improvisar. 

Robótica 

Amplia a criatividade, raciocínio lógico, trabalho em equipe, capacidade de planejamento e organização, pesquisa e autonomia do aprendizado, compreensão de alguns conceitos de Física e Matemática, tomada de decisões, definição de ações, diálogo e respeito de diferentes opiniões para construir o saber. 

Xadrez 

A prática do xadrez no meio escolar, possibilita ao estudante o exercício do raciocínio lógico, observação, síntese, e a capacidade de solucionar problemas através da análise e reflexão.  

Catequese 

O Colégio Marista São Francisco compreende a experiência da catequese como um espaço de educação que vai além da preparação doutrinal dos catequizandos para os sacramentos. É um meio de inserção das crianças em comunidades de fé e de amizade com Jesus Cristo.

Voluntariado 

O objetivo deste projeto é oportunizar aos estudantes do Ensino Médio o desenvolvimento de trabalho voluntário e solidário, organizado e responsável, tendo como pressupostos os ideais maristas de solidariedade, sensibilidade, concepção humana e social e transformação da realidade. 

Grupos da PJM 

A Pastoral Juvenil Marista oportuniza aos adolescentes a vivência da espiritualidade, com ações voltadas ao diálogo e à reflexão de temas referentes à realidade juvenil. Participam estudantes do 7º ano EF ao 3º ano EM e ex-alunos. A PJM possui ainda outras atividades (grupo de música, acólitos e time de futebol masculino e feminino) que são abertas à participação dos integrantes dos grupos.

​​Pequenos Irmãos de Maria 

Os Pequenos Irmãos de Maria têm o objetivo de promover a evangelização com as crianças do 1º, 2º e 3º ano do EF, oportunizando encontros de formação em espaços de reflexão e vivência da espiritualidade, a partir do legado de São Marcelino Champagnat e dos primeiros Irmãos que, com ousadia, dedicaram-se a “tornar Jesus Cristo conhecido e amado”. ​​

Saiba mais sobre nossas atividades extraclasse no menu ao lado.