Adaptação escolar – Bem-vindo a nossa casa

22/02/2019
Nosso jeito de educar

​​​​​​As aulas iniciaram nesta semana no Marista São Francisco. É um período marcado por descobertas, alegrias, reencontros e, para muitos, o início da vida escolar. São momentos de rever os colegas, professores, formar novos vínculos e, também, adaptar-se à rotina escolar.

Para os pais, o período de adaptação pode gerar preocupações no que diz respeito ao bem-estar dos filhos, principalmente os menores. Nesse sentido, é fundamental a confiança estabelecida com a escola para se construir uma relação de respeito, afeto e diálogo. À medida que a família está tranquila e segura, a criança também passa a se sentir mais confortável e disposta para frequentar as aulas.

A Orientadora Educacional Dulce Xavier, salienta o grande desafio da adaptação a um novo ambiente, professora, turma e o afastamento dos pais neste período. “Por isso, os primeiros momentos na escola exigem esforço da criança, da família e dos educadores. É na escola que se apresentam novas rotinas e vivências e a necessidade de conviver com um maior número de adultos e crianças. Como dizem Rosseti-Ferreira, Amorim e Vitória (1994), a adaptação é difícil não só para a criança, mas também para a família e o educador, pois implica reorganizações e transformações para todos. A forma como esse processo é vivenciado pelas pessoas envolvidas influencia e é influenciada pelas reações da criança." ​

Veja o texto da Orientadora Educacional, Dulce Coutinho Xavier.

Durante o ano, principalmente nos primeiros meses, são desenvolvidas atividades que facilitem a convivência e adaptação dos estudantes. A interação com colegas novos e professores é importante para a vida do estudante, desenvolve habilidades de socialização, cooperação e ajuda a desinibir, favorecendo as relações interpessoais.

Estudantes novos

Para os estudantes novos, são promovidas ações de acolhimento. O SOE (Serviço de Orientação Escolar) realiza reuniões com os professores conselheiros de cada turma, e organiza atividades que buscam integrar o estudante ao ambiente escolar. O primeiro dia de aula desses estudantes é exclusivo, com dinâmicas que facilitam sua adaptação à rotina da nova escola.