Ampliar o aprendizado

20/05/2019
Cultura
Desenvolver habilidades pedagógicas e sociais, ampliar o conhecimento e preparar para o futuro são objetivos das Saídas de Estudo.

Durante toda a fase escolar, os estudantes estão inseridos em um ambiente de aprendizagem contínua. Não se trata apenas do espaço escolar, diz respeito a seu processo de amadurecimento e aprendizagem. É nesta etapa que realizam descobertas que irão influenciar todas as suas escolhas futuras.

As saídas de estudo, promovidas pelo Marista São Francisco, são momentos em que o estudante tem a oportunidade de elevar seu aprendizado para além dos muros da escola. In Loco¸ os conteúdos trabalhados em sala de aula são percebidos na prática e ampliados.

Esse projeto, pensado previamente, desde o início do ano, está inserido na proposta pedagógica do colégio. Para favorecer as descobertas, a equipe escolar prepara esses momentos com muito cuidado, estão sempre inseridos em um contexto pedagógico do planejamento das aulas. A logística tem atenção especial - é criado um ambiente seguro, e com acompanhamento em todas as etapas com vistas a que seja favorável ao aprendizado e convivência.

WhatsApp Image 2019-05-20 at 08.16.22 (1).jpeg

Em um trabalho interdisciplinar, o estudante tem a possibilidade de perceber diversos fatores que ampliam seu aprendizado, como por exemplo, de que forma a arquitetura de um local se conecta com o contexto histórico, ou ainda, conhecer na prática uma atividade, ou trabalho de uma área específica, ampliando o repertório que será base para a profissão escolhida.

Outro aspecto é o desenvolvimento de habilidades sociais, como responsabilidade, autonomia, respeito, solidariedade e tolerância. Todas essas possibilidades contribuem para a formação pessoal do estudante como futuro profissional, ser humano e cidadão. Pensar em todos os aspectos da aprendizagem garante uma formação integral.