Biblioteca no Pátio: Leitura ao ar livre

03/04/2019
Cultura
Toda a primeira quarta-feira de cada mês é realizada a Biblioteca no Pátio. A atividade acontece durante o intervalo, em um espaço ambientado próximo as floreiras onde os estudantes têm acesso rápido a diferentes obras, sejam elas clássicas ou atuais.

Pensando em proporcionar um espaço diferenciado para a leitura, incentivando o hábito de ler de forma atrativa, é realizada toda a primeira quarta-feira de cada mês a Biblioteca no Pátio. A atividade acontece durante o intervalo, em um espaço ambientado próximo às floreiras, onde os estudantes têm acesso rápido a diferentes obras, sejam elas clássicas ou atuais.

A Biblioteca no Pátio possibilita que os estudantes tenham contato com obras diversificadas, despertando a curiosidade para diferentes leituras, escolher um livro e sentar para apreciar a leitura ao ar livre. Além disso, os estudantes podem realizar a retirada de livros durante a exposição do acervo no pátio.

A Bibliotecária do Colégio, Sheila dos Santos, conta que o projeto “Biblioteca no Pátio" tem como principal objetivo incentivar o hábito da leitura de uma forma atrativa e diferenciada. “Os estudantes estavam acostumados a retirar livros somente na Biblioteca, nos horários de intervalo ou saída de turno. Com o projeto, levamos até esse espaço, um acervo bem diversificado. Os estudantes, podem simplesmente realizar uma leitura durante o intervalo ou até mesmo, fazer o empréstimo de um livro que tenha lhe interessado. Assim, além de divulgar o acervo, disponibilizamos livros e criamos um ambiente onde o estudante possa encontrar o prazer de ler", analisa.

Além disso, é também uma forma de possibilitar o contato daqueles estudantes que não vão até a Biblioteca, e com os livros no intervalo, desperta a curiosidade e tenta atraí-los para o mundo da leitura. “Em uma das edições, uma alternativa escolhida foi de embrulhar todos os livros e colocar apenas a sinopse, anexada do lado de fora. O estudante teria então, que escolher os livros através daquela leitura sem ver a capa do mesmo", declara.

O projeto acontece uma vez ao mês para os estudantes do Ensino Fundamental II e Médio. No turno da tarde, aconteceram edições em datas como, Dia Nacional do livro infantil.​