Navegar para Cima

Notícias

Encontro de Formação de Lideranças

28/05/2019
Formação
Grupos representativos participaram do Encontro de Formação de Lideranças, momento de reflexão sobre os aspectos da liderança na sociedade.

​Ética, comprometimento, carisma e responsabilidade são algumas palavras que fazem parte do projeto de Desenvolvimento de Lideranças do Colégio Marista São Francisco. Para dar continuidade à formação dos grupos representativos, na última sexta-feira, 24/5, no auditório da Livraria Vanguarda, do Partage Shopping, os integrantes do Conselho de Líderes Maristas (Clima), Grêmio Estudantil (GESF), Animadores da Pastoral Juvenil Marista (PJM) e o Voluntariado estiveram reunidos no Encontro de Formação de Lideranças.

O Encontro foi mediado pelo professor da Rede Marista Betover Santos, que além de promover um momento de integração entre os grupos, envolveu os jovens em discussões relacionadas aos aspectos da liderança na sociedade e refletiram sobre a pergunta: que líder somos e queremos ser? A partir do questionamento, os estudantes, em pequenos grupos, desenvolveram teias de liderança. A elaboração de teias faz parte do trabalho trimestral dos professores. É a partir delas que são definidas as sequências didáticas de cada área do conhecimento. Dessa forma, foi possível aproximar, ainda mais, estudantes e educadores e mostrar aos jovens a importância da corresponsabilidade dentro e fora da sala de aula para o desenvolvimento da aprendizagem e fomento do protagonismo.

Ao final do encontro, o Grêmio Estudantil promoveu um momento de escuta com os grupos identificando o que podem melhorar na execução das atividades pensadas para este ano e sugestões que ficarão para a próxima gestão. Esse movimento possibilita aos estudantes a convivência, a cidadania e a formação de lideranças em diferentes perspectivas. Incentiva a aproximação entre os diferentes grupos de liderança do colégio, comprovando que é com a união de esforços, a aceitação do outro e o despir-se de seus pré-conceitos que se chegará a uma sociedade mais justa e fraterna – a tão sonhada “Civilização do Amor".​​