Para acolher ainda melhor

15/01/2019
Inovação
Desde Marcelino Champagnat, a tradição Marista conta com inovações voltadas ao desenvolvimento de crianças e jovens

Pensando na integração da inovação com a tradição, o Colégio Marista São Francisco marca gerações na cidade, e ao longo das décadas, realiza melhorias em seus espaços para educar para toda vida, otimizando as áreas existentes, e criando oportunidades para qualificar os estudantes de acordo com o contexto vigente. A tradição é legado, e a inovação, uma busca constante por respostas mais adequadas ao tempo, como forma de aprender.

Desde Marcelino Champagnat (1789-1840), a tradição Marista conta com inovações voltadas ao desenvolvimento das crianças e jovens, que acompanham as mudanças ao longo dos tempos. Não é possível imitar as primeiras escolas de Marcelino, nem reproduzir antigos modelos e métodos. Ao contrário, é necessário reconstruir a memória para descobrir as atitudes educativas e descrever o espírito e os princípios que regiam essas atitudes pedagógicas, pois, ele inovou elaborando um novo sistema de ensino, pensando em ambientes capazes de abranger todos os aspectos educacionais.

As melhorias realizadas na escola fazem parte do Planejamento Estratégico (2016-2022). Na perspectiva dos processos internos, temos um projeto que é o Plano Diretor que busca reestruturar os espaços físicos do Colégio alinhando o conceito, cuidado e segurança, melhorando os serviços prestados à comunidade educativa.

Dentro do plano, está proposto novos conceitos de espaçotempos, em sintonia aos apelos contemporâneos das infâncias e juventudes, a readequação e revitalização de espaços, oportunizando à comunidade educativa a opção de ambientes tecnológicos, incentivando o aprendizado e ampliando atividades extraclasse.

Alguns projetos já foram finalizados, como a Cantina Santa Clara, localizada no interior do Colégio. O novo local conta com cozinha e buffet, com capacidade para cerca de 80 pessoas fazerem suas refeições. O investimento na cantina vem ao encontro da necessidade de um espaço apropriado para os estudantes que fazem parte do Turno Integral Marista, atividades extraclasse, Ensino Médio, colaboradores que permanecem na escola durante o intervalo de almoço e famílias que desejarem acompanhar seus filhos durante as refeições.

As salas de aula do 1º e 2º ano do Ensino Médio, 9º e 5º ano do Ensino Fundamental, já passaram pelas melhorias para adequar o ensino com ambientes proporcionando a maior aprendizagem nos aspectos educacionais dentro de sala de aula. Em 2019, o Colégio contará com novas salas de aula do 3º ano do Ensino Médio e do 1º, 2º e 6º ano do Ensino Fundamental, além de um espaço pensado exclusivamente para as juventudes, potencializando os diferenciais maristas de uma educação evangelizadora, como a Pastoral Juvenil Marista e o Voluntariado Marista. ​