Navegar para Cima

Notícias

PUCRS e Marista São Francisco realizam doação de protetor facial para a Santa Casa do Rio Grande

31/07/2020
Saúde
PUCRS realizou a entrega do protetor facial número 10 mil

Desde março, com o início da pandemia do Coronavírus no Brasil, a PUCRS, por meio do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), iniciou um movimento de produção e doação de protetores faciais para os profissionais e instituições de saúde e assistência social envolvidos no esforço de combate à Covid-19. O Tenocpuc articula uma série de parcerias para esta ação, que envolvem a doação de protetores faciais, insumos e impressoras 3D, assim como a produção própria no Parque. A produção é realizada no Tecnopuc Fablab, laboratório do Tecnopuc gerido pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (Ideia). 

O protetor facial de número 10 mil foi entregue pelo Colégio Marista São Francisco para a Santa Casa do Rio Grande. A entrega foi realizada pelo Diretor do Colégio Marista São Francisco, Ir. Jader Luiz Henz e a Presidente da Associação de Pais do Colégio Marista São Francisco (APAMESFRA), Claudete Miranda Abreu. O Gestor Hospitalar do Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande, Pedro Henrique Quevedo, representou a instituição no momento, e agradeceu pelo gesto, ressaltando que isso faz parte dos olhos da sociedade para a instituição da Santa Casa. Além disso, foram escritas cartas pelos nossos estudantes da Catequese para os profissionais da saúde que estão trabalhando para combater o coronavírus na nossa cidade, e entregues ao gestor. No próximo mês, o Colégio realizará uma nova entrega de equipamentos de proteção individuais para o Complexo Hospitalar.


O diretor do Colégio Marista São Francisco, Ir. Jader Luiz Henz, relembra que a solidariedade é um valor presente na instituição Marista desde os primórdios da sua fundação. “Encontramos, nos livros de história Marista, relatos do Pe. Champagnat e dos primeiros irmãos, abrindo mão do pouco que tinham para doar aos que mais precisavam. Mais do que nunca, hoje, o olhar sensível às situações que exigem a nossa ajuda, levou o Colégio Marista São Francisco, em parceria com a Associação de Pais e Mestres e a PUCRS, a fazer essa doação à Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande. É uma singela maneira de retribuir ao imenso trabalho realizado pelos profissionais de saúde no combate a essa pandemia”, frisa Ir. Jader.

A conexão entre a ação do Tecnopuc e o Colégio Marista foi realizada pelo Ir. Manuir José Mentges, Pró-Reitor de Graduação e Educação Continuada da PUCRS (PROGRAD). Ele explica que o momento convida a atuações conjuntas e inovadoras, integrando ensino, pesquisa, extensão. “Neste sentido, as ações integradas entre os espaços da Rede Marista fortaleceram o vínculo e o nosso papel de contribuição, por meio da educação, para com a sociedade. Mobilizamos nossas estruturas na área social, colégios, Universidade, Hospital São Lucas, Inscer, Tecnopuc e outras, para juntos enfrentarmos este momento desafiador”, comenta o Pró-Reitor.

O Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, salienta: “Estamos vivenciando um tempo sem precedentes na história da humanidade. Parece-me que uma experiência comum é aquela que quando achamos que tínhamos as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas. Motivo de alegria a relevante contribuição no sentido de minimizar os riscos e priorizar a saúde com a produção dos protetores faciais, que alcançam a marca de 10 mil peças doadas pela PUCRS. Parabenizo o Tecnopuc pela dedicação de cada um, e agradeço as empresas parceiras que contribuem de forma significativa para essa ação em prol da saúde”.

O Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, afirma que esta ação do Tecnopuc está inserida nos esforços da Universidade de mitigar os efeitos da pandemia na sociedade gaúcha, em especial para entidades e ações sociais, clínicas geriátricas e hospitais. “Temos a certeza que estes primeiros 10 mil protetores faciais ajudaram muitas instituições a proteger seus profissionais das áreas de saúde e assistência social, seus pacientes e estudantes e pesquisadores, bem como nosso Hospital São Lucas, o Inscer, as áreas de ensino, pesquisa e administração da PUCRS e ações sociais de nossa Mantenedora. Nesta caminhada, desde março, contamos com um número crescente de parceiros que se uniram a nós neste esforço. Empresas como Unimed, Projeto GRU, Taurus, Stihl e Grendene forneceram insumos, protetores faciais e impressoras 3D para nossas ações. As novas impressoras 3D, doadas pelo convênio com a Unimed, serão usadas após a pandemia no novo Tecnopuc Fablab, que será instalado no Living 360º em conjunto com a PROGRAD, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ) e o Ideia, para uso de nossos estudantes de graduação”, complementa Audy.

Nesta semana, a ação atingiu o marco de 10 mil protetores entregues. A iniciativa conta com parceiros como Unimed, Projeto GRU, Taurus, Still, Grendene, Senge, Braskem, Laerdal Medical, BIA e IBASE.