Seminário aborda a importância do brincar

22/10/2018
Aprendizagem Profissional
Seminário da Educação Infantil abordou o brincar como cultura e humanização das crianças.

​​​​​​​​Para as crianças, a brincadeira é um dos principais meios de expressão que possibilita a investigação e a aprendizagem sobre as pessoas e o mundo. Com essa premissa, no último sábado, 20/10, foi realizado o Seminário da Educação Infantil do Colégio Marista São Francisco com o tema O brincar como cultura e humanização das crianças.

Na sua 3ª edição, o Seminário da Educação Infantil tem​ como objetivo a integração entre as escolas de Educação Infantil de Rio Grande, através de encontros que abordam aspectos relacionados ao ensino na Educação Infantil. É uma oportunidade de qualificação profissional, que proporciona o intercâmbio de experiências, ampliando as possibilidades de ensino e aprendizagem.

Neste ano, o evento reuniu mais de 70 educadoras da Educação Infantil de 18​ escolas de Rio Grande. O Seminário foi ministrado pelo doutor em Educação, Rogério Costa Wurdig que atua na área da Educação com ênfase na formação de professores. Além do seminário, foi realizado o workshop do brincar, em que as educadoras receberam dicas e vivenciaram diversas brincadeiras.

_MG_0891.jpg
Educadoras receberam orientações sobre brincadeiras

Segundo o professor Rogério Wurdig, vivemos em um mundo que é carente de aproximações e afetos, na medida em que as crianças interagem umas com as outras produzem culturas lúdicas e fortalecem os vínculos e afetos. As crianças aprendem a brincar com o outro, interagindo e observando, é importante que os pais resgatem a memória de suas infâncias e brinquem com seus filhos, pois brincar é alegria, é diversão, é o patrimônio da humanidade, destaca.