Navegar para Cima

Notícias

Sequência Didática do 4º ano EF aborda a cultura indígena

25/04/2019
Nosso jeito de educar
Estudantes do 4º ano EF desenvolveram diferentes trabalhos a partir da pesquisa, aprofundada, sobre o tema da Sequência Didática de Ciências Humanas. 

A Sequência Didática de Ciências Humanas desenvolvida com os estudantes do 4º ano EF traz a pergunta “Onde foram parar os índios que estavam aqui? ". A partir desse questionamento surgiram outras perguntas, como por exemplo, como os índios se localizavam quando eles saíam da aldeia e ingressavam na mata para caçar.
Para alinhar o conhecimento relacionado à Geografia, os estudantes receberam a visita de um piloto da Marinha do Brasil. Na roda de conversa, esclareceram as dúvidas sobre cartografia e localização, aprenderam como podem se localizar na terra, no mar e no ar. A atividade fez um comparativo de como o povo indígena se orientava quando era necessário sair de sua aldeia, ingressar na mata para suas práticas de caça, pesca, rituais ou até mesmo se deslocarem a outra tribo ou aldeia.

_MG_2216-178.jpg

Em sala de aula, os estudantes pesquisaram sobre as comunidades indígenas que podemos encontrar no Rio Grande do Sul. Além disso, conheceram os tipos de instrumentos musicais, brincadeiras e a arte indígena. Para ampliar o conhecimento sobre o assunto, os estudantes receberam a visita de duas indígenas que falaram sobre as diferentes culturas de seus povos, costumes, comidas típicas, idioma e o artesanato produzido por eles.

Para finalizar o tema da Sequência Didática, os estudantes produzirão um texto coletivo sobre a história dos povos indígenas, além de uma exposição dos trabalhos artísticos produzidos durante o período de pesquisa. ​