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Aprendizagem por meio de sons, ruídos e músicas

29/01/2019
Educação
Por meio da sonoridade, estudantes da Educação Infantil desenvolvem sua expressão individual e coletiva, a escuta e a autonomia.

​​​​​No Marista São Luís, a educação musical vai além das aulas tradicionais de música, onde o professor explora, junto às crianças, instrumentos musicais convencionais. Aqui, o educador traz sons, ruídos, melodias e cantigas, e estimula os movimentos dos estudantes de acordo com os ritmos desenvolvidos. A partir destas práticas, as crianças são desafiadas a perceberem a sonoridade do mundo que as cerca de uma forma lúdica e sensorial. “Realizando essas atividades como uma brincadeira, a criança pode se apropriar do exercício e explorar as suas emoções, sentimentos, realizar descobertas e se desenvolver culturalmente”, acrescenta a Coordenadora Pedagógica Marta Maria Gonzatto. 

De acordo com Marta, é preciso compreender a linguagem musical como meio de expressão individual e coletivo que possibilita explorar uma gama variada de fontes sonoras, de introduzir brinquedos sonoros populares, confeccionar instrumentos e objetos sonoros, aproveitando o cotidiano e materialidades diversas, como: elementos da natureza, utensílios de cozinha, metais e vidros. “No dia a dia são pensadas propostas para que as crianças experimentem, por meio das relações entre seu corpo e os objetos de seu mundo, diferentes sons e sonoridades. Assim, vai descobrindo diferenças e semelhanças, constâncias, ritmos; enfim, constrói seus conhecimentos” acrescenta. Além disso, a construção de objetos sonoros, bater em partes do seu corpo, jogar objetos um conta o outro, escutar músicas e tentar reproduzi-las utilizando os diferentes recursos, desenvolvem a sensibilidade, a criatividade, além de primar pela sustentabilidade e preservação do meio ambiente. ​