Navegar para Cima

Notícias

PROJETO DE INTERNACIONALIZAÇÃO, EM PARCERIA COM A CASA THOMAS JEFFERSON

24/10/2022
Projetos
Saiba mais sobre a iniciativa, que integra o projeto de Internacionalização do Marista São Luís

​​​​​​​​​O Instituto Marista está presente em mais de 80 países nos cinco continentes. O conceito de internacionalização já era um desejo do nosso fundador, São Marcelino Champagnat, que iniciou seu legado bicentenário com o desejo de proporcionar experiências multiculturais e transmitir o jeito marista de educar para crianças e jovens de todo o mundo. 

​​​Para viver essa internacionalidade, o desenvolvimento de uma segunda língua é um meio importante. Por isso, além da criação de um núcleo de internacionalização, com a intenção de proporcionar um ambiente de imersão na Língua Inglesa, desde a Educação Infantil, nosso Colégio firmou, recentemente, uma parceria com a Casa Thomas Jefferson. A empresa é responsável pelo programa Thomas Bilíngue for Schools (TB), destinado à formação e aprimoramento pedagógico do estudo da língua estrangeira e das experiências internacionais.

CLIQUE AQUI​ e conheça a proposta!

DSC_9733.jpg


A carga horária, nos níveis da Educação Infantil e Anos Iniciais, será ampliada e contará com a metodologia ativa, que preza pela exposição à língua estrangeira diariamente. Os estudantes terão à disposição plataformas e materiais didáticos bilíngues, que explorem todos os conteúdos e forneçam repertórios diversos. 

Para esses níveis de ensino, o modelo contempla a metodologia do “aprender brincando”. O programa desenvolve a aprendizagem da Língua Inglesa ao mesmo tempo que amplia os conhecimentos matemáticos, linguísticos, científicos, sociais e artísticos, mediante práticas escolares e do cotidiano.  

Currículo e diferenciais que o programa oferece 


Entre as oportunidades ofertadas para os nossos estudantes, destacam-se intercâmbios, oficinas e o projeto Daqui para Fora, que é um serviço de assessoria, terceirizado pelo Colégio, para os estudantes que pretendem estudar no exterior. O projeto Daqui para Fora também oferece o programa University Connection, para àqueles que desejam conhecer mais sobre os processos seletivos de instituições internacionais e participar de palestras e simulados. ​ 

A Coordenadora da Educação Infantil e Anos Iniciais relata que, ensinar desde cedo outros idiomas estimula a cognição, compreensão do mundo, pensamento crítico e a empatia. “Para que esses benefícios sejam alcançados, é necessário que o ensino seja de forma natural e respeitosa com o desenvolvimento da criança, pois demanda tempo e exposição”, finaliza Marta.

A proposta do programa Thomas Bilíngue se diferencia das demais escolas regulares de língua estrangeira, pois não trabalha essencialmente com o ensinamento da segunda língua, mas sim com o inglês como um mecanismo de aprendizado. Isso ocorre por meio da metodologia Content & Language Integrated Learning (CLIL), que desenvolve competências como colaboração, criatividade, pensamento crítico, inovação e habilidades socioemocionais, com a utilização de tecnologias educacionais e oficinas diversas (gastronomia, contação de histórias, projetos e atividades maker). ​​​​

​​ Texto auxiliar da imagem

Saiba mais sobre a Casa Thomas Jefferson 


A Casa Thomas Jefferson foi fundada em Brasília e está em atuação há quase 60 anos. Hoje, a TB é um Centro Binacional, com sede nos Estados Unidos, reconhecida pela missão diplomática, com mais de 500 mil estudantes. 

Saiba mais sobre os projetos e a missão, no site​

​​