Educação Infantil: na cadência do Universo Sonoro

15/01/2019
Nosso jeito de educar
Estudantes da Educação Infantil fazem descobertas por meio de múltiplas linguagens

​Quando se fala em experiências com música em sala de aula, na Educação Básica, a primeira imagem que costuma surgir em nosso pensamento é a de um grupo de crianças repetindo as ações do educador, ou seja, apenas reproduzindo o que lhe é mostrado. Essa noção de doutrinamento musical que se impõe como referência predominante, no entanto, precisa ser transformada, pois o conhecimento do universo sonoro enriquece o repertório cultural dos estudantes quando bem afinado com o processo de ensino e aprendizagem.

Sabemos que os sons, as melodias, as cantigas e até mesmo o silêncio geram​ diferentes percepções e possibilitam um mundo de descobertas. Por meio da música e das variadas sonoridades presentes no cotidiano, a criança se apropria de valores, significações e símbolos que fazem parte de seu contexto social e de sua cultura. Nesse sentido, a prática musical desenvolvida na escola deve ir além das tradicionais repetições de sons e acordes, com atividades que promovam a expressão individual e coletiva, a escuta e a autonomia.

Aprendizagem por meio de sons, ruídos e músicas

No Marista São Pedro, a prática musical é fundamentada nas Diretrizes da Educação Infantil Marista, documento norteador da ação pedagógica desse segmento de ensino, que estimula descobertas por meio de múltiplas linguagens. A música é trabalhada em um conjunto de sonoridade que estimula a voz, a audição, a expressão corporal e a sensibilidade. Através das aulas de canto, a voz é estimulada por ser o primeiro instrumento natural de comunicação utilizado para expressar sentimentos e necessidades. Essa prática auxilia muitas crianças que chegam ao convívio escolar com problemas na fala e na dicção. Os instrumentos musicais estimulam e apuram a audição e as peças teatrais, elaboradas em conjunto com os pequenos, contribuem para o desenvolvimento da expressão corporal e para a socialização no ambiente escolar, tornando-se um momento de aprendizado e descontração.

De acordo com o professor José Luiz Gularte, que ministra as aulas de música para as turmas da Educação Infantil, a partir do momento em que as crianças têm contato com a musicalidade seus conhecimentos e suas habilidades se expandem, pois elas aprendem não somente a escutar, mas a ouvir, a ter autonomia e a refletir o que estão ouvindo no espaço e no meio em que convivem, dando sentindo a todos esses elementos de forma prazerosa.

“Ter essa percepção espacial, desde a Educação Infantil, torna a sensibilidade auditiva mais apurada, sendo um diferencial que, como o tempo, vai se aperfeiçoando e contribuindo muito para enriquecer o aprendizado", ressalta.

_DSC0053.JPG