Segundo dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2022, cerca de 24 milhões de crianças e adolescentes brasileiros, com idades entre 9 e 17 anos, são usuários da internet, sendo que 86% possuem perfis em redes sociais. Diante dessa realidade, o Marista Brasil lançou a campanha Conexão Segura, com o objetivo de chamar a atenção para a importância de criar hábitos seguros e identificar as principais situações de risco no meio digital.
O Marista Assunção está envolvido na campanha e, entre os dias 17 e 21 de março, os estudantes realizaram atividades focadas na segurança na internet e no cuidado com a exposição digital de crianças e jovens. O Coordenador Pedagógico dos Anos Finais e Ensino Médio, Kassius Kirsten, destaca a relevância da campanha:
“A Campanha Conexão Segura é um espaço muito estratégico para explorarmos as temáticas do uso coerente das redes e da construção de relações saudáveis em uma sociedade cada vez mais conectada. Além disso, a comunidade escolar como um todo reforça o compromisso de formar estudantes como cidadãos do mundo, engajados em uma sociedade mais fraterna e justa. Gratidão ao Marista Brasil por proporcionar este espaço rico de aprendizagens significativas e dar visibilidade a uma pauta tão sensível.”
A campanha visa contribuir para a proteção de dados, a prevenção de crimes cibernéticos e o combate à desinformação. Vale ressaltar que a segurança online de jovens e adolescentes começa com atitudes e cuidados também offline.
Dicas para garantir uma conexão segura:
Utilize senhas fortes e únicas: Crie senhas complexas, com combinações de letras, números e caracteres especiais. Evite usar informações pessoais óbvias e altere suas senhas regularmente.
Ative a autenticação de dois fatores: Sempre que possível, habilite a autenticação de dois fatores (2FA) em suas contas. Isso adiciona uma camada extra de segurança, pedindo uma confirmação adicional ao tentar acessar sua conta.
Cuidado com links suspeitos: Não clique em links desconhecidos ou recebidos por e-mails, mensagens ou redes sociais. Esses links podem ser maliciosos e levar a sites de phishing ou infectar seu dispositivo com malware.
Use conexões seguras (HTTPS): Ao navegar em sites, verifique se o endereço da página começa com "https://" em vez de apenas "http://". O "s" indica que a conexão é segura e os dados transmitidos são criptografados.
Atenção ao compartilhar informações pessoais: Evite compartilhar dados sensíveis como endereço, números de telefone ou informações financeiras nas redes sociais e em sites não confiáveis. Sempre analise a privacidade de suas postagens.