As crianças apresentam múltiplas formas de expressar suas ideias, curiosidades, dúvidas e interesses. Na pedagogia marista, trabalhamos o protagonismo infantil desde os primeiros anos, pois acreditamos que cada um deles tem as suas potencialidades e subjetividades para serem exploradas e desenvolvidas.
Para compreender o protagonismo infantil, é necessário materializá-lo na prática em diferentes tipos de atividade e expressões das crianças. No Colégio Marista Assunção, por exemplo, a atividade desenvolvida com os estudantes da Educação Infantil nos mostra que os próprios estudantes sabem o que significa a infância.
A coordenadora pedagógica do Colégio Marista Assunção, Sandra Nunes, explica que esse processo inicia na Educação Infantil e segue ao longo dos anos: “Nós, como adultos, precisamos dar voz às crianças, estar muito atentos às curiosidades e interesses e deixá los escolher de que forma eles irão demonstrar o conhecimento”.
As crianças devem ser reconhecidas nas suas subjetividades e individualidades para que desenvolvam o seu protagonismo. A orientadora educacional do Marista Assunção, Gisele Almeida, reforça o quanto essa característica está presente no jeito marista de educar: “o respeito à subjetividade das crianças é o principal diferencial da pedagogia marista, pois, quando a gente reconhece que esse sujeito já tem inteireza, integralidade e o colamos, de fato, no centro do processo de aprendizagem, reconhecendo o que ele já é, e não o que há de ser, aí está o ponto chave do protagonismo”, avalia.
O trabalho dos educadores e da família também é muito importante nesse processo de desenvolvimento das crianças. “A formação docente faz com o que o educador amplie seu repertório e estimula que ele problematize, questione, desafie, instigue, desperte a curiosidade, a partir do que aquela criança tem de interesse em aprender”, explica Sandra. Nesse contexto, é importante que a família vivencie, juntamente com os filhos, esse processo e para poder continuar desenvolvendo essas potencialidades no ambiente familiar.
A pedagogia marista valoriza a formação integral, promovendo práticas educativas criativas, contextualizadas e significativas para os estudantes. Valorizamos o brincar, a proteção integral dos direitos e deveres e a promoção de espaços educativos acolhedores, interligado e embasado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completa 30 anos em 2020.
Intercâmbio Marista
Nos dias 28 setembro e 2 de outubro, aconteceu o Intercâmbio Marista, que, pela primeira vez desde seu início, em 2016, foi totalmente online. Organizado pela Província Marista Brasil Sul-Amazônia, Rede Marista, em parceria com a Província Marista Cruz del Sur, a formação teve o objetivo de partilhar práticas e experiências de implementação da proposta pedagógica da educação infantil entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. O encontro teve momentos formativos direcionados para educadores de diferentes unidades administrativas maristas. Além das unidades organizadoras, integrantes das equipes educacionais das demais unidades maristas do Brasil, Bolívia, Chile, Peru e México foram convidadas a participar dos debates, contando com a participação da nossa Coordenadora Pedagógica, Sandra Nunes, e nossa Orientadora Educacional, Gisele Almeida.
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