Navegar para Cima

Notícias

Integração, confiança e identificação: apadrinhamento de novos estudantes

15/03/2021
Projetos
Conheça um pouco mais sobre a acolhida e adaptação de novos estudantes no Marista Assunção

​Para os pais, o período de adaptação pode suscitar preocupações referente ao bem-estar e à segurança de seus filhos, já que passam a interagirem com outras pessoas. Nesse sentido, é fundamental a confiança estabelecida com a escola para se construir uma relação de respeito, afeto e diálogo. À medida que a família está tranquila e segura, a criança também passa a se sentir mais confortável e disposta para participar das aulas.

Para que adaptação escolar ocorra da maneira mais tranquila possível, quem chega ao Marista Assunção vivencia diferentes atividades no Programa Acolhida e Adaptação. Atendendo às necessidades de cada nível de ensino, são realizadas ações como apadrinhamento a novos alunos, adaptação da carga horária e atendimento personalizado às famílias, que promove a integração, a confiança, o sentimento de pertença e a identificação, afim de tornar a vida escolar significativa.

No apadrinhamento, estudantes que já conhecem o Colégio são convidados a serem padrinhos e madrinhas dos novos colegas, de forma que se tornem referência ao longo dos semestres e ajudar na adaptação com as turmas.​ Mesmo estando em aulas remotas, esse momento não deixou de acontecer de forma especial e significativa. 

​Na semana do dia 1º a 5/3, a turma 152, em uma live coletiva, relembrou o processo de apadrinhamento realizado em outros anos. Os estudantes contaram as tarefas que envolvem padrinhos e madrinhas, como: apresentar a escola, acompanhar, ser um parceiro em diferentes momentos e situações. Retomaram também que são apadrinhados os novos estudantes, independente do ano em que ingressam em nosso colégio.
Dessa forma, foi conversado sobre a chegada de uma nova colega à turma, nesse ano. A professora Jéssica perguntou quais estudantes estavam propostos a realizar essa importante tarefa, auxiliando a colega na condução desses primeiros dias, e durante o ano, nos sistemas usados virtualmente e também nos seus relacionamentos e amizades. Vários mostraram-se disponíveis. Na semana seguinte, assistiram a uma música do filme Toy Story, intitulada “Amigo estou aqui", de maneira a retomar o assunto. Além disso, os demais colegas também se mostraram muito dispostos a construir uma parceria produtiva.