Navegar para Cima

Notícias

Desenvolvendo o senso investigativo através de experiências

10/12/2020
Educação
Sólido ou líquido? Estudantes do Nível 1 da Educação Infantil realizam experiências científicas que estimulam a curiosidade

​​​​​Na Educação Infantil, desde o Nível 1, estimular as vivências de experiência científicas são práticas que proporcionam às crianças o desenvolvimento do senso investigativo, aguçando a curiosidade e à busca de respostas para suas teorias provisórias, e estimula aos questionamentos sobre os fenômenos científicos que fazem parte de nossos contextos.

Pensando em proporcionar aos estudantes momentos que incentivam a imaginação, a criatividade, a descoberta, a autonomia e o protagonismo, aprimorando as múltiplas linguagens, foi elaborado um kit com materiais que incluem elementos para a realização de diferentes experiências, assim​​ como foi a experiência do "sólido ou  líquido?".


WhatsApp Image 2020-12-07 at 19.17.21.jpeg

WhatsApp Image 2020-12-07 at 19.17.31.jpegWhatsApp Image 2020-12-07 at 19.17.32.jpeg

A estudante Antônia, do Nível 1, ao realizar a atividade relacionou a experiência com o seu dia a dia: "Está ficando muito parecido com o leite da mamadeira". ​


Diretrizes da Educação Infantil​

​Nossa proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório cultural e familiar. Para guiar nossos educadores nesse sentido, contamos as Diretrizes da Educação Infantil Marista, alicerçadas nas concepções das novas infâncias e no debate sobre os processos de desenvolvimento da criança e as formas como ela se apropria de significados e se expressa no dia a dia.