Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Ensino Médio

Para nós, tão importante quanto formar estudantes com domínio acadêmico é desenvolver a consciência ética e humana.

​​​​​​​​​​Contribuir para a formação de jovens protagonistas do seu saber e comprometidos com o futuro. Assim é o Ensino Médio Marista, fundamentado em uma educação integral que se traduz na prática da excelência acadêmica aliada ao cultivo da formação humana. Dessa forma, incentivamos o estudante a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.​

Em consonância com a nossa tradição, buscamos sempre inovar por meio de processos pedagógicos que impulsionem o desenvolvimento de competências cada vez mais emergentes no cenário atual, como autoconhecimento, inteligência emocional, senso crítico, capacidade analítica e empreendedora, criatividade, liderança, entre outras.

Para tanto, em 2024​, daremos continuidade à vivência dessas aprendizagens por meio de projetos que já estão consolidados e com novidades que visam potencializar ainda mais o nosso fazer diário. Trata-se de iniciativas que têm como foco a inovação e o protagonismo dos nossos estudantes, abrindo caminho para novos conhecimentos.​​

​FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS

Autonomia e protagonismo são pilares importantes da educação integral. Nesse sentido, os professores incentivam o diálogo entre os estudantes, incentivando a formação de opinião e o pensamento crítico. A construção de liderança também é estimulada através da participação em grupos, como o Grêmio Estudantil, o Voluntariado e a Pastoral Juvenil Marista (PJM).​

LIVING ENGLISH

Com um método de ensino baseado na habilidade de comunicação, as aulas de Língua Inglesa acontecem em ambientes diferenciados, apoiando-se em um material didático especializado e com turmas reduzidas. Ao final do Ensino Médio, os estudantes realizam o teste de proficiência do Toefl e recebem o certificado com o seu nível de domínio do idioma.​

PENSANDO NO FUTURO

São desenvolvidas diversas atividades voltadas para o Enem e vestibulares, com materiais didáticos específicos, simulados e aulões. A preparação também inclui orientação profissional, palestras, debates e oficinas especiais que envolvem hábitos de estudo, dicas sobre as avaliações, critérios de correção e estrutura das provas. Além disso, os estudantes realizam pesquisas para projetos de iniciação científica elaborados por área do conhecimento, sendo incentivados a participar de salões e congressos.​

​METODOLOGIA E ESPAÇOS INOVADORES

Devido à carga horária ampliada no Ensino Médio, a metodologia de ensino e os ambientes tornam-se aliados para um maior aproveitamento escolar. O conteúdo é trabalhado de forma interdisciplinar, por área do conhecimento, envolvendo a problematização de temas e as soluções propostas pelos estudantes. As salas de aula são equipadas com tecnologia, como Apple TVs, Ipad (para professores), lousas digitais e sistema de som, qualificando o processo de ensino e aprendizagem.​​

 


NOVO ENSINO MÉDIO MARISTA

Nós construímos uma renovação curricular alinhada com as nossas premissas de aliar excelência acadêmica e formação para valores, aproximando os conteúdos pedagógicos das necessidades e dos projetos de vida dos nossos adolescentes e jovens. Em janeiro de 2022, o novo currículo foi implementado com os estudantes do 1º ano EM, seguindo em 2023 com os estudantes do 2º ano EM. Em 2024, consolidamos a implementação com o 3º ano EM.​​​ O currículo do Novo Ensino Médio Marista é composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos.

A Formação Geral Básica é a dimensão do currículo que permite a consolidação das aprendizagens essenciais, compreendendo as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. A sua distribuição entre os três anos de Ensino Médio é igualitária, ocorrendo, nesse momento, as aulas dos componentes curriculares convencionais. Já os Itinerários Formativos estão estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, com metodologias diversificadas que desenvolvem a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico. Dessa forma, os Itinerários Formativos são divididos em Núcleos de Aprofundamento e Percursos Investigativos.

Os Núcleos de Aprofundamento consistem no desenvolvimento e no aprofundamento dos conceitos abordados na FGB. Ele propicia a problematização e a aplicação dos conceitos das áreas do conhecimento por meio de projetos, oficinas e outras estratégias que diversificam as metodologias buscando a interdisciplinaridade. Além disso, conta com a organização seriada, ou seja, pensada conforme o nível de ensino de cada estudante.


​​Parceria com a PUCRS | 2 e 3º ano EM

​Acreditamos na inovação como elemento de transformação dos conhecimentos e das experiências escolares, com essa parceria nossos estudantes terão a oportunidade de escolher, conforme suas preferências, duas unidades optativas online (uma escolhida para o primeiro semestre e a outra para o segundo) entre sete opções disponíveis, visando a ampliação dos seus conhecimentos e possibilitando novas experiências no seu percurso como estudante do Ensino Médio. ​

Quer entender melhor este percurso? Clique na imagem abaixo e confira os detalhes de cada Percurso Investigativo Optativo/Unidade Curricular Optativa:
 ​

cabecalho_saude.png 


BOTÃO.png ​​