No desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da Educação Infantil, nossos estudantes são vistos como agentes de sua aprendizagem e protagonistas do seu saber, incentivando assim a pesquisa, o processo criativo, crítico, autônomo, empreendedor e solidário.
Através desse processo é realizada uma construção do saber coletivo, pois “em cada gesto e olhar das infâncias, enxergamos novos horizontes e reconhecemos quanto temos a aprender com cada uma delas" (UMBRASIL, 2016).
Acreditamos na singularidade de cada um, e durante as aulas, buscamos proporcionar diferentes atividades que desenvolvam novas habilidades e experiências. A natureza é um dos lugares preferidos dos estudantes, pois apresenta novos elementos e possibilita inúmeras descobertas. Através dos estudos realizados ao ar livre, cada estudante explora a sua criatividade e amplia o repertório do conhecimento.
Além disso, através do contato com diferentes sensações, cores e texturas, estudantes do Nível 2 da Educação Infantil são estimulados a trabalhar o desenvolvimento da comunicação, criatividade, sensibilidade, capacidade de concentração e expressão.
Todas essas experiências fazem parte da educação proporcionada aos nossos estudantes, pois acreditamos que “a constituição da criança perpassa as experiências de interação social, partilha e convivência nos diferentes espaçotempos. Sempre é espaço e tempo de crescer, de aprender e de se desenvolver" (Caderno das Infâncias).
Sobre a Educação Infantil
Nos primeiros anos da vida escolar (3 a 5 anos) , cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solid ariedade. Por isso, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento integral da criança.
A elaboração das atividades e dos projetos envolve a observação dos professores sobre o modo como os estudantes se relacio nam com as experiências oportunizadas para eles. Trata-se da pedagogia da escuta, na qual são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa e de curiosidades trazidas pelas próprias crianças.
Os planejamentos são realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, organizamos ações de leitura, desenho, música, jogos e construções matemáticas, além de experiências, contemplando a contato com a natureza e a linguagem tecnológica.