Navegar para Cima

Notícias

A Colônia de Férias de verão do Marista Champagnat

20/01/2020
Nosso jeito de educar
Estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental participam da primeira edição da Colônia de Férias de verão do Marista Champagnat

​Durante os dias 6 a 17 de janeiro, tivemos em nosso Colégio a primeira Colônia de Férias de verão do Marista Champagnat. O objetivo dessa atividade, foi oferecer às nossas famílias um espaço de lazer que favoreça a construção de novas amizades, espírito de grupo, cooperação, autonomia e capacidade de comunicação em um espaço seguro e divertido.

Em nossa primeira edição, tivemos a participação de 32 estudantes do Nível II da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, que juntos compartilharam momentos alegres durante o período de férias.

Nossos estudantes foram acolhidos todos os dias no auditório, a partir das 7h30, pela equipe de educadores da Colônia de Férias de verão do Marista Champagnat. Após, as crianças se dirigiam aos mais variados espaços do Colégio para realizar as atividades e brincadeiras propostas pelos educadores.

Tivemos uma programação divertida, lúdica, recreativa e cultural. Os participantes da Colônia de Férias realizaram oficinas de culinária e teatro, dia da pintura, hora do conto, cineminha com pipoca, futebol na lona com sabão, plantio na terra, pula corda, corrida de saco, banho de piscina, dança da cadeira entre outras atividades recreativas. Foram duas semanas construindo juntos boas memórias e belas histórias sobre as férias de verão de 2020.

Para Anita Campos, educadoras que fez parte da Colônia de Férias: “Participar da primeira Colônia de Férias foi uma experiência incrível, pois vivenciamos com as crianças o nosso Colégio de uma outra forma. Através das brincadeiras, atividades e oficinas nós nos divertimos e aprendemos com alegria. A troca entre as crianças também foi muito significativa, porque a interação entre as diferentes idades fez com que elas formassem laços de amizade, respeito e cuidado. Era lindo de ver uma cuidando da outra, esperando a outra, demonstrando e se ajudando nas brincadeiras. Vimos os corredores lotados e as vozes delas amenizara a saudade, deram outro significado para esse período. Vivemos momentos únicos que ficarão para sempre guardados na nossa lembrança e nos nossos corações, porque afinal, foi a primeira Colônia onde a gente pôde experimentar e viver o Colégio de uma outra maneira".

No último dia do projeto, os estudantes realizaram no período da tarde um lanche coletivo e após, receberam seus pais para a festa de encerramento da Colônia de Férias do Marista Champagnat. As famílias foram convidadas a participar de uma integração com seus filhos, onde realizaram a dança da cadeira, brincadeiras no pátio e por fim, a festa Holli, onde as crianças vestidas de branco celebraram seus momentos felizes jogando pó colorido para o ar.  

Para Hemini Rodrigues, Coordenadora do Turno Integral e educadora participante do projeto "A Colônia de Férias de Verão do Marista Champagnat foi bem marcante. Além de estarmos no centenário do Colégio, foi um momento para educandos e educadores aprenderem muito. Permitimos que os estudantes pudessem falar sobre quais as brincadeiras que eles mais gostavam. Todas as atividades que envolviam água, tinta, psicomotricidade marcaram muito a experiência das crianças. Recebemos diversos relatos das famílias sobre o quanto as crianças estavam gostando e queriam estar e voltar para o Colégio no dia seguinte. Foi muito interessante ver as crianças questionando o que seria de suas vidas sem a Colônia e as famílias agradecendo pelo olhar cuidadoso que nosso Colégio tem".

​​

botao_site.png