Durante o período de isolamento social, somos desafiados a inovar a cada dia, propor diversas atividades e adaptarmo-nos às diferentes realidades. São inúmeros os desafios, mas ao mesmo tempo eles nos proporcionam novas experiências que vem para agregar. Então, que tal desenvolver a escrita aprendendo a cozinhar comidas típicas de São João?
No 1º ano do Ensino Fundamental, os nossos estudantes passam por um ciclo muito importante da vida escolar: a alfabetização. É durante esse período, através de diversas atividades, que nossas crianças começam a desbravar o mundo das letras, tornando-se protagonistas do mundo da escrita e da leitura.
Para marcar a passagem da festa de São João, os estudantes da turma 113 EF receberam uma missão: preparar comidas típicas dessa festa tão divertida, ao lado da sua família. Cada um recebeu a receita de um quitute tradicional, escreveu-a em seu caderno e após, colocou a mão na massa!

A atividade que trabalhou o gênero textual receita, rendeu a produção de muitas comidas saborosas, diversão em família, conhecimentos da culinária de típica de São João e o desenvolvimento da escrita dos estudantes. Tudo isso, acompanhado de muita dança, músicas e brincadeiras tradicionais para celebrar a festa que valoriza a cultura popular.

Sobre os Anos Iniciais (1º ao 5º ano EF)
É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo.
Com foco na formação integral, a rotina curricular favorece conexões entre conhecimentos, cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade. A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo.
A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares são utilizados como cenários dinâmicos que promovem a imaginação e a comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas. Todos os espaços são pensados e organizados para que os estudantes criem, dialoguem e transformem.