Navegar para Cima

Notícias

Colônia de Férias: a brincadeira como ferramenta de aprendizado

06/01/2023
Nosso jeito de educar
Terceira edição do projeto torna o Colégio um espaço ainda mais lúdico

​A primeira semana de 2023 se tornou sinônimo de brincadeira e diversão no Marista Champagnat. Isso porque a Colônia de Férias de Verão acolheu dezenas de estudantes para desfrutar das belezas proporcionadas pelo verão. A terceira edição do projeto, neste ano, navega por atividades inéditas realizadas por crianças da Educação Infantil ao 5º ano EF.

89A08BB8-76E4-4E77-B7F5-7A4005E470CA.jpeg 

Brincadeiras com água, contação de histórias, oficina de cupcake, corrida no corredor e até patinação com a escola Passo a Passo estão no cronograma da Colônia de Férias, que se propõe a ser um espaço de lazer fora do ano letivo. Tudo com a educação e a segunda referenciais para os pais ao longo do período de aulas.

''A importância da Colônia é mostrar para a criança que ela tem outras maneiras de brincar. A sociedade acredita que isso é inato da criança: saber brincar. Isso é construído. Então, por aqui, um dos nossos objetivos é aumentar esse repertório brincante. É mostrar para a criança que até uma tarefa simples, como encher um balde d'água, tem diversão, tem conhecimento envolvido'', revela a coordenadora do Turno Integral, Anita Campos Costa.

F5D45D12-4700-46B4-A93C-3720D8B65AFE.jpeg

As ferramentas desenvolvidas a partir da brincadeira auxiliam não apenas no aprendizado, como também na criação e fortalecimento de vínculos com o outro. As vivências são, sobretudo, uma forma de aprimorar as relações interpessoais, além de reconhecer a importância de compartilhar.

É, também, com acolhimento que a Colônia de Férias recebe novos estudantes. Além de viverem o Marista Champagnat de uma maneira ímpar, as crianças enxergam o espaço de forma integrada, como revela Anita: ''Os novos estudantes passam a conhecer o Colégio e não veem tudo com estranheza. Eles já vivenciaram isso e são parte do ambiente. São super bem recebidos e ficam com esse sentimento de pertencimento''.

 3A0DF589-DB6A-4416-8524-D6333533C4CF.jpeg

Nossa Proposta pedagógica

A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do nosso Instituto, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A nossa metodologia fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.​