De que forma percebemos o tempo agora? Quais os impactos deste contexto de pandemia na forma como utilizamos o nosso tempo?
Essas reflexões guiaram a aula da área do conhecimento de Linguagens do 8º ano do Ensino Fundamental do Marista Champagnat. A partir da leitura de Extraordinário, de R. J. Palacio, e de A volta ao mundo em 80 dias, de Júlio Verne, os estudantes refletiram sobre o tempo e as diferentes formas de percebê-lo. Na primeira obra citada, a narrativa conta a história de um menino que sofre da síndrome de Treacher Collins, que causa deformação facial. Já o segundo livro retrata a tentativa do cavalheiro inglês Phileas Fogg e seu valete, Passepartout, de circum-navegar o mundo em 80 dias.
Tratando as leituras como atemporais, a proposta foi relacionar a temática do tempo às leituras e ao contexto de pandemia e isolamento social. A atividade propiciou aos estudantes do Marista Champagnat uma autoanálise sobre como vêm lidando com esse contexto desafiador e quais tem sido seus maiores desafios.
Os conteúdos foram trabalhados de forma interdisciplinar e integradora na área do conhecimento de Linguagens. Discursos da arte, criações juvenis e a criação artística como experiência poética foram trabalhados no componente curricular de Arte. Em Língua Portuguesa, o 8º ano do Ensino Fundamental aprofundou estratégias de leitura, semântica, contextualização sócio-histórica e concepções e valores presentes nos textos literários. Em Língua Inglesa, foram abordados os gêneros textuais e acolhida às diversidades de culturas e discursos. A resolução de situações-problemas enfrentadas nas práticas corporais, sua relação com a ética e a moral, e padrões e estereótipos criados pela sociedade, foram trabalhados no componente curricular de Educação Física.
Sobre os Anos Finais do Marista Champagnat
Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.
Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.
Tendo como horizonte a formação cada vez mais global dos adolescentes e jovens, em 2021, contaremos com novidades, bem como estratégias já consolidadas no cotidiano escolar. São projetos e iniciativas que têm como foco a inovação e a vivência de aprendizagens que potencializam o desenvolvimento de habilidades e competências.