Navegar para Cima

Notícias

Cuidado no trânsito: como abordar este tema com as crianças?

31/08/2022
Nosso jeito de educar
Turma do Nível 3 da Educação Infantil finaliza projeto sobre o trânsito em Porto Alegre

​Um dos objetivos pedagógicos do Colégio Marista Champagnat é proporcionar aos estudantes aprendizagem através da experiência em diferentes formatos. E, por isso, o grupo de estudantes da turma N3C, da Educação Infantil, receberam a visita da EPTC, Empresa Pública de Transporte e Circulação, para aprenderem mais sobre trânsito.

Os agentes Rafael e Bonifácio oportunizaram diálogo e vivências qualificadas para o grupo, colaborando na consolidação de saberes importantes e na valorização das falas dos estudantes. Os agentes de trânsito trouxeram, para sala de aula, placas de sinalização, sinaleiras, capacetes e, até mesmo, uma faixa de segurança. “O projeto permitiu que os estudantes alargassem seu entendimento sobre seu lugar no mundo, suas percepções acerca das diferenças e semelhanças entre os locais que cada estudante reside", comentou a professora Sabrina.  

A educadora ainda comenta que os agentes foram chamados para que “o grupo relembrasse e verbalizasse seus pensamentos e argumentações sobre a vivência no trânsito de nossa cidade, bem como a importância da organização do trânsito para melhor vivermos".

O projeto surgiu da curiosidade dos pequenos sobre a cidade em que vivem. Os estudantes partiram do endereço deles, passando por pontos turísticos, identificando profissões e placas de trânsito. O objetivo é proporcionar a ampliação do conhecimento de mundo, partindo de suas realidades e fazer associações acerca da cidade onde mora. Por isso, as crianças se envolveram em situações de pesquisa em sites, livros e tarefas com as famílias e representaram em desenhos, construção de maquetes e brincadeiras sobre o tema.

Para a educadora, este projeto “contribuiu para construção da postura científica frente aos temas de interesse comum e as possibilidades da tecnologia como suporte de pesquisa e organização das informações coletadas", encerra Sabrina.