Os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental do Marista Champagnat realizaram uma releitura africana da cena do filme Romeu e Julieta, na qual os personagens se encontram em um baile de máscaras. O objetivo foi conhecer a cultura africana, através de suas danças típicas e máscaras, elementos culturais marcantes desses povos.
Cada estudante produziu sua máscara africana, utilizando recorte de papelão. Em grupos, nossos estudantes foram encarregados de criar e apresentar uma coreografia africana na qual utilizaram suas máscaras.
A atividade foi proposta pela sequência didática de Linguagens, projeto interdisciplinar por área do conhecimento que possibilita que os estudantes participem ativamente do processo da aprendizagem. No componente curricular de Arte, os conteúdos trabalhados foram história da arte africana, cultura negra, música, máscaras e danças africanas. Em Língua Portuguesa, os estudantes aprenderam sobre elementos de coerência e coesão, aspectos gramaticais da escrita e linguagem figurada. A disciplina de Educação Física possibilitou aos estudantes do Marista Champagnat a vivência de diferentes tipos de danças, relacionando a prática com a pesquisa realizada em sala de aula sobre danças africanas. Já o componente curricular de Língua Inglesa trabalhou a leitura de textos diversificados, como artigos, autobiografias e entrevistas.
Com a sequência didática de Linguagens, os estudantes do 7º ano EF foram desafiados a refletir sobre como deve ser feita a releitura de uma cena de baile europeu para uma cena festiva nobre africana; quais as diferenças entre máscaras europeias e africanas; e como se expressar através das máscaras.
Sobre os Anos Finais (6º a 9º ano EF)
Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.
Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.
Tendo como horizonte a formação cada vez mais global dos adolescentes e jovens, em 2020, contaremos com novidades, bem como estratégias já consolidadas no cotidiano escolar. São projetos e iniciativas que têm como foco a inovação e a vivência de aprendizagens que potencializam o desenvolvimento de habilidades e competências.
