Navegar para Cima

Notícias

Encontro literário

04/08/2020
Educação
Turmas do 3º ano do Ensino Fundamental promovem bate-papo com o autor Pedro Leite

​​Durante o 3º ano do Ensino Fundamental, os estudantes do Marista Champagnat aprofundam os seus conhecimentos sobre a nossa cidade: Porto Alegre! Ao longo dos encontros, as crianças aprendem mais sobre a origem da capital, os nossos pontos turísticos e curiosidades sobre a cultura do nosso povo. 

Para contribuir com o desenvolvimento dos saberes de nossos estudantes sobre a cidade de Porto Alegre, as professoras utilizaram o livro Sofia e Otto conhecendo Porto Alegre, do autor Pedro Leite. A obra retrata a história de duas crianças que se aventuram pelos pontos turísticos da nossa capital. O passeio dos personagens inicia a partir de uma curiosidade: Por que Porto Alegre é alegre no nome? E, após visitar diversos locais, eles descobrem o porquê desse nome especial.  

É comum que durante o ano letivo os estudantes realizem passeios pela cidade para conhecer pessoalmente os locais que eles estudam. Mas, em virtude do cenário atípico que vivemos, esse ano tivemos uma experiência diferente: o autor e ilustrador Pedro Leite realizou um encontro virtual com as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental, e todos embarcaram nas aventuras dos personagens Sofia e Otto. 

Inicialmente tivemos um momento dedicado para cada uma das quatro turmas do 3º ano EF do nosso Colégio, onde os estudantes conheceram mais sobre o autor da obra e o que o inspirou a escrever essa história. Além disso, Pedro Leite, que também é ilustrador, ensinou algumas técnicas de desenho, incentivando as crianças a desenvolverem essa prática. 

Texto auxiliar da imagem     

Dicas de desenho com Pedro Leite 

Após esse momento, com o objetivo de oportunizar esse momento criativo a outros estudantes, realizamos um encontro literário aberto para toda a comunidade escolar, onde cerca de 50 crianças se divertiram com as histórias e dicas do autor e ilustrador que nos apresentou mais sobre as belezas que possui a cidade de Porto Alegre.