A leitura e a escrita nos levam a um mundo diferente. Nos permitem viajar pela nossa imaginação e criar os mais diferentes enredos, envolvendo criatividade, conhecimento, protagonismo e muita diversão. É nesse contexto de descobertas que embarcam os nossos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
Ao longo dessa fase da vida escolar, eles dão continuidade ao processo de alfabetização iniciado durante o processo de ensino e aprendizagem do 1º ano EF. Os alunos são estimulando a praticar a produção textual e aprimorar sua escrita e leitura, e ao final do ano letivo, são convidados a compor um livro com as suas histórias.
Era uma vez, muitas viagens, grandes histórias! Obra que reuniu textos e ilustrações produzidas pelos próprios estudantes que, em uma noite especial, abrilhantaram suas casas com uma sessão de autógrafos. O evento ocorreu de forma online e, conduzido pelas professoras das turmas, fez com que o carteiro misterioso deixasse o livro na casa de cada família.
Para Caroline Matias Kolozewski, mãe da estudante Ana, o ano foi pra lá de especial! “Nossos pequenos leitores se transformaram em criadores de suas próprias histórias. Foi uma longa jornada de produções textuais semanais. Que semana a semana se tornavam mais elaboradas e autônomas. E quando nos demos conta, um correio especial chegou em nossa porta... "Era uma vez, muitas viagens, grandes histórias." Um livro escrito e ilustrado por eles, os protagonistas do segundo ano! Que gentilmente foram conduzidos por professores que instigaram e valorizaram cada pedacinho destas crianças", relata.
Sobre os Anos Iniciais
É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo.
Com foco na formação integral, a rotina curricular favorece conexões entre conhecimentos, cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade. A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo.
A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares são utilizados como cenários dinâmicos que promovem a imaginação e a comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas. Todos os espaços são pensados e organizados para que os estudantes criem, dialoguem e transformem.