Nessa semana, nossos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental apresentaram o seu espetáculo: Borboletizando. O evento, que ocorreu no teatro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) reuniu familiares e amigos para prestigiar o encerramento de um ciclo importante para as crianças: a alfabetização.
O projeto Borboletizando leva esse nome pois busca traduzir a transformação dos estudantes durante o processo de alfabetização, no 1º ano do Ensino Fundamental. Alfabetizar vai muito além da decodificação de letras para o usual aprender ler e escrever, alfabetizar é construir caminhos. Para isso, através de diversas atividades realizadas durante o ano, nossas crianças passam a desbravar o mundo das letras, e então, tornam-se protagonistas do mundo da escrita e da leitura.
O objetivo é fazer com que cada um de nossos estudantes criem as suas próprias asas, que através da alfabetização eles possam descobrir novas ideias, contribuir com o mundo, crescer, evoluir e serem borboletas protagonistas de grandes vôos.
De acordo com as professoras: “Alfabetizar é um ato de imensa sensibilidade e dedicação, precisamos estar atentas aos sinais, a cada expressão, a cada sorriso ou aflição. É provocar situações que desafiem e ao mesmo tempo encantem o nosso estudante, é essencial para alimentar o desejo de buscar e assim avançar em suas hipóteses de leitura e escrita. Ler e Escrever é um ato de liberdade que nos envolve e encanta. Fazer com que nossos estudantes leiam as informações que a vida traz e, ao mesmo tempo, registrem, respondam e digam, através da arte das palavras, o que sentem a respeito do mundo.... É uma tarefa de imensa responsabilidade”.
Sobre os Anos Iniciais (1º ao 5º ano EF)
É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo.
Com foco na formação integral, a rotina curricular favorece conexões entre conhecimentos, cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade. A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo.
A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares são utilizados como cenários dinâmicos que promovem a imaginação e a comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas. Todos os espaços são pensados e organizados para que os estudantes criem, dialoguem e transformem.