Física sem fronteiras

26/08/2020
9º ano do Ensino Fundamental realiza experimento de Física em aulas online

​​No contexto que estamos vivendo, de aulas online, é necessário adequar as atividades propostas para a realidade dos nossos estudantes. Dessa forma, é possível transformar os lares das famílias do Marista Champagnat em salas de aula e laboratórios de aprendizagem, utilizando os recursos disponíveis na casa de cada um.

Pensando nisso, nossos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental realizaram um experimento na aula de Física, conduzido pela professora Magda Medeiros Schu Silva. A prática proposta foi a de "Vibração Sonora", através da observação de um experimento. Os estudantes colocaram um filme plástico sobre uma lata de biscoitos, peneirando farinha por cima. Ao lado da lata foi colocada uma assadeira, na qual bateu-se com uma colher de pau.

Experimento de Física

Como a farinha pode pular, ou seja, mover-se para cima e para baixo?

Essa foi a pergunta que os estudantes do 9º ano EF do Marista Champagnat tiveram que responder, a partir do conceito de ondas que transportam energia, sem transportar matéria.

A atividade prática possibilitou aos estudantes colocar em prática os conceitos teóricos trabalhados nas aulas, além de desenvolver a capacidade de observação, testagem de hipóteses e raciocínio.

Podcasts para ampliação da aprendizagem

Além das lives práticas, a produção de podcasts com episódios sobre os conteúdos abordados em aula também tem tornado as aulas assíncronas mais interativas. "Percebo que os estudantes estão desenvolvendo a autonomia e trazem​, para o momento síncrono das lives, a ampliação dos conceitos desenvolvidos", complementa a professora Magda.​

Sobre os Anos Finais do Marista Champagnat

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.

Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.

Tendo como horizonte a formação cada vez mais global dos adolescentes e jovens, em 2021, contaremos com novidades, bem como estratégias já consolidadas no cotidiano escolar. São projetos e iniciativas que têm como foco a inovação e a vivência de aprendizagens que potencializam o desenvolvimento de habilidades e competências.​​​