Navegar para Cima

Notícias

Mostra Marista de Iniciação Científica

26/09/2019
Iniciação Científica
Seis grupos de estudantes irão representar o Colégio Marista Champagnat na Mostra Marista de Iniciação Científica

​​​​Na próxima semana, dia 3/10, irá ocorrer a Mostra Marista de Iniciação Científica, momento que reúne colégios e unidades sociais da Rede Marista, para propor espaços de apresentações e trocas de experiências sobre INiciação Científica. No evento, seremos representados por seis grupos de estudantes, dos Anos Finais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, que tiveram seus projetos destacados na mostra interna de iniciação científica do nosso colégio.

A observação, a investigação e o levantamento de hipóteses, fazem parte do processo de construção de conhecimentos, introduzindo os estudantes na metodologia científica.  Esse trabalho acontece por meio de projetos pedagógicos desenvolvidos nas turmas durante o ano letivo, onde são incentivados a produzir suas pesquisas de acordo com as suas áreas de interesse.

Aqui no Colégio Marista Champagnat, o incentivo à pesquisa começa na sala de aula e desenvolve habilidades importantes para as atividades acadêmicas. Os estudantes realizam projetos de iniciação científica nas diferentes áreas do conhecimento e são incentivados a participar de salões e congressos. 

Após a apresentação dos trabalhos na Mostra, nossos estudantes também irão produzir um artigo sobre as suas pesquisas, que serão divulgados na Revista Mostra Marista de Iniciação Científica – Aprendizagens e Experiências, cujo objetivo é apresentar resultados das experiências dos estudantes nos seus espaços escolares voltados para a Iniciação Científica. 

Sobre a Mostra Marista de Iniciação Científica ​

Promovida desde 2016, a Mostra Marista de Iniciação Científica tem por objetivo propor espaços de apresentação e trocas de experiências, bem como diferentes aprendizagens sobre iniciação científica realizadas em nossos Colégios e Unidades Sociais. T​​oda essa atividade tem como ponto de partida a realização de projetos de pesquisa científica de forma sistemática, envolvendo os estudantes na prática da construção do conhecimento.

Edição de 2019 - O encontro ocorre no dia 3/10, concomitante com o Festival Marista de Robótica e com a Mostra Marista de Arte, na PUCRS – Prédio 40, reunindo cerca de 500 estudantes. 


botao_site.png