Desenvolver habilidades e adquirir novos conhecimentos através de brincadeiras e da curiosidade das crianças são premissas para a construção do conhecimento dos estudantes da Educação Infantil do Marista Champagnat.
Sendo assim, a turma do Nível 1B iniciou o seu estudo sobre os animais. Mas afinal, de onde vem os animais? Esse foi o questionamento que pautou as pesquisas e o desenvolvimento das atividades dos estudantes. Inicialmente, o projeto abordou os animais domésticos, onde as crianças construíram os seus animais preferidos com sucatas disponíveis em suas casas. Após, os alunos destinaram as suas pesquisas aos animais que fazem parte de uma fazenda. Nesse segundo estágio, a produção dos bichos foi realizada através de pinturas e massinha de modelar. Por fim, foi a vez de descobrir mais sobre os animais selvagens, elaborando jogos intelectuais e construindo alguns deles com caixas de ovos. Todas essas atividades proporcionaram aos estudantes o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, além da descoberta de curiosidades sobre a vida desses seres.
Para aprimorar ainda mais os conhecimentos que as crianças já haviam adquirido durante as aulas online, os alunos do Nível 1B da Educação Infantil participaram de um encontro virtual com a professora do Laboratório de Ciências do Marista Champagnat, desenvolvendo novas pesquisas, conhecendo características dos insetos e utilizando elementos da natureza para a construção de borboletas.
Ao final dessa etapa de estudos e grandes descobertas sobre o mundo dos animais, os estudantes celebraram o seu conhecimento com uma divertida festa virtual, onde todos foram caracterizados de insetos.
Sobre a Educação Infantil
Nos primeiros anos da vida escolar (3 a 5 anos), cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade. Por isso, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento integral da criança.
A elaboração das atividades e dos projetos envolve a observação dos professores sobre o modo como os estudantes se relacionam com as experiências oportunizadas para eles. Trata-se da pedagogia da escuta, na qual são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa e de curiosidades trazidas pelas próprias crianças.
Os planejamentos são realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, organizamos ações de leitura, desenho, música, jogos e construções matemáticas, além de experiências, contemplando a contato com a natureza e a linguagem tecnológica.