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Em júri simulado, estudantes usam a retórica para debate científico

16/12/2022
Nosso jeito de educar
Atividade do 9º ano EF explora pensamento crítico e argumentação

E se um dia o planeta Terra fosse acusado de calúnia por seu suposto formato esférico? Um prelúdio como esse, que poderia ser roteiro de filme, se tornou proposta pedagógica do 9º ano EF no mês de dezembro. A atividade está em sintonia a visão do Colégio de estimular uma formação integral, baseada nos constantes processos de inovação. Também busca desenvolver o pensamento crítico e a análise científica sobre questões da astronomia.

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Divididos em grupos, os estudantes ocuparam funções tr​​adicionais dentro de um tribunal, como a de réu, jurado, advogado de acusação e de defesa, promotor, testemunha de defesa e de acusação, escrivã, oficial de justiça e jornalista. A coordenação ficou a cargo da juíza, a professora Renata Floriano de Souza, que ponderou cada detalhe.  

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Mais do que ver conceitos de física, geografia e língua portuguesa, os estudantes tiveram o objetivo de colocar as matérias vistas em sala de aula na prática, sobretudo a partir da argumentação. Entre as provas apresentadas pela acusação, esteve um estudo de um ex-integrante da Nasa, extraído de uma matéria. Do outro lado, destacou-se o fato da Terra ser um geoide e não uma esfera, além da explicação sobre as estações do ano.

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Nossa Proposta pedagógica

A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do nosso Instituto, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A nossa metodologia fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os ​quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.

O nosso estudante, na Educação Infantil, nos Anos Iniciais, nos Anos Finais e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, nossa escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.​​​