As tecnologias são parte importante do aprendizado. É por meio delas que os estudantes desenvolvem associações com conhecimentos técnicos presentes no dia a dia, bem como criam uma bagagem para os próprios projetos. No Marista Champagnat, onde a Robótica Educacional e a informática caminham junto com sua própria história, um novo espaço ganha vez, conectado com o futuro.
''Essa é uma ideia que, durante muito tempo, foi amadurecida – um espaço de criatividade, voltado à criação em si, não apenas de Robótica, em que vários dispositivos tecnológicos estivessem disponíveis, o que conquistamos hoje'', afirma César Desimon, instrutor de Tecnologias Educacionais que trilha um caminho de mais de quatro décadas como educador.
O local, que abrigava o Laboratório de Informática, foi inteiramente reformado e passa a contar com equipamentos de última tecnologia, como três impressoras 3D e uma máquina de corte a laser, adquiridas com o apoio da Associação de Pais e Mestres do Colégio Marista Champagnat (Apamecham). Além disso, contempla a mais nova geração de robôs educacionais, mesas de corte e computadores com programas de edição.
Multidisciplinariedade
A missão de unir a teoria à prática integra a proposta pedagógica do Colégio. Com um espaço que reúne tecnologias para os mais diversos saberes, é possível botar em prática o que é, diariamente, visto em sala de aula. Analisar um exercício de parábola, praticado pelos próprios estudantes, criar um objeto que representa uma ligação química e até mesmo o exercício filosófico de discutir a representação de uma cópia.
Rene Morais, que também é instrutor de Tecnologias Educacionais, participou da idealização do projeto, em 2022. O educador comenta que o espaço foi criado, inicialmente, como uma réplica do Laboratório de Robótica, a fim de suprir uma grande demanda dos estudantes. Hoje, ao unir a atividade complementar a um espaço maker, permite o aperfeiçoamento do Clube de Robótica.
''É sonho ter um espaço onde eles possam se sentar num pufe, programar um robô, relaxar, se aprofundar, passar um dia inteiro, se for do interesse deles. Agora, podemos falar que temos esse local – com mais conforto e possibilidades para oferecer aos nossos estudantes'', comenta Rene.
Nossa proposta pedagógica
A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do nosso Instituto, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.
A nossa metodologia fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.