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Rumo ao Novo Ensino Médio

10/09/2021
Educação
Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Marista Champagnat entendem como será o Novo Ensino Médio

​​​Em 2022 o Colégio Marista Champagnat implementará o Novo Ensino Médio, que prevê mudanças no currículo nesse nível de ensino e visa fortalecer a formação integral e o desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes. Com base na Lei 13.415/2017​, o Novo Ensino Médio Marista aliará um currículo inovador e os valores maristas com ainda mais diálogo com as juventudes, em um ensino democrático de qualidade.​

Com o intuito de apresentar as novidades do Novo Ensino Médio, o Marista Champagnat conta com um cronograma específico para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.  No início do ano, realizamos uma pesquisa com essas turmas a fim de mensurarmos suas expectativas a respeito das mudanças previstas. Com base nos resultados dessa pesquisa, a equipe pedagógica do Colégio promoveu reflexões juntamente com os estudantes e apresentou a proposta curricular do Novo Ensino Médio. Ainda estão previstos para 2021, momentos de diálogo entre os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, a fim de sanar as principais dúvidas e anseios sobre os novos desafios. 

Luiza Celia Luz, estudante do 9º ano EF do Marista Champagnat está com grandes expectativas para o ano 2022 "O Novo Ensino Médio vai nos trazer novas experiências e oportunidades de aprendizado, acho que vai abrir mais espaço para falarmos sobre a sociedade e ajudar na nossa escolha profissional", relata.

Como será o Novo Ensino Médio Marista

Com essa implementação, além de estudar as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza –, os estudantes poderão escolher percursos com os quais mais se identificam, fomentando o protagonismo juvenil e conectando os saberes com as suas realidades. O currículo do Ensino Médio Marista será composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos. ​

A Formação Geral Básica consiste nessas quatro áreas do conhecimento e consolida as aprendizagens essenciais para a trajetória de cada estudante. Ela conta com 600 horas anuais, distribuídas de forma equilibrada nos três anos do Ensino Médio. Dessa forma, assegura um processo de formação integral e a aquisição de saberes compartilhados pelos diferentes perfis dos nossos jovens, relacionando competências e habilidades com a diversidade de saberes e pontos de vista. A Formação Geral Básica corresponderá a 18 períodos de aula semanais. 

Os Itinerários Formativos serão estruturados a partir da combinação de áreas de conhecimentos integradas ou de uma área específica, proporcionando um ambiente que desenvolve a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico por meio de metodologias diversificadas, assegurando um processo de formação integral, aquisição de saberes compartilhados e no desenvolvimento de competências e habilidades pelos diferentes perfis de estudantes. Na nossa proposta pedagógica, os Itinerários Formativos são ofertados em duas dimensões: 

  • Núcleos de Aprofundamento: o estudante terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos nas áreas de conhecimento a partir da problematização e aplicação dos conceitos trabalhados por meio de propostas diversificadas, como oficinas, seminários, laboratórios e projetos, entre outros. A organização dos Núcleos é seriada (ou seja, de acordo com nível de ensino de cada estudante) e a carga horária é distribuída durante os três anos do Ensino Médio. No 1º ano EM, os estudantes terão 15 períodos semanais dos Núcleos de Aprofundamento, dependendo da estrutura curricular da unidade.

  • Percursos Investigativos Optativos: esta dimensão convida o estudante a concretizar suas escolhas por meio de percursos optativos com temáticas que despertam seu interesse, em turmas não seriadas. É um momento de construção colaborativa do conhecimento a partir das experiências prévias dos estudantes. No 1º ano EM, os estudantes poderão escolher dois percursos optativos híbridos anuais, o que representa 4 períodos por semana.​

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