No Marista Champagnat, somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias. O nosso fundador, Marcelino Champagnat, propôs uma educação com base na presença, no amor, na solidariedade e no aprender fazendo. É assim que se estende a nossa missão, seguindo os passos de quem tanto pelos outros fez.
Harmonizando cultura, fé e vida, os nossos estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio são incentivados a desenvolverem a sua autonomia, promovendo o diálogo, a solidariedade e o olhar atento para o cuidado com o próximo.
Acreditamos que o aprendizado é um processo aberto e dinâmico que não acontece somente no espaço sala de aula. É preciso oportunizar condições favoráveis e agradáveis no intuito de contemplar a educação do ser humano, na sua integralidade e nos aspectos do saber: Conhecer - Fazer - Conviver - Ser.
Em nosso Colégio, os estudantes têm a possibilidade de se desenvolverem como lideranças, participando dos grupos representativos: Grêmio Estudantil (GEC), Pastoral Juvenil Marista (PJM) e Voluntariado, nos quais exercitam e priorizam os valores éticos, morais e humanos.
Tudo isso possibilita que o estudante marista se desenvolva e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.
Além das vivências que contribuem para a formação integral dos nossos estudantes, todas as turmas participam de encontros de formações, organizados durante o ano letivo pela Pastoral do nosso Colégio e pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) do nível de ensino. São momentos em que realizamos reflexões, orações e partilha sobre temas relacionados a fé e a vida. Além do estudo, os estudantes têm momentos de integração e confraternização, para que possam exercitar a boa convivência. A cada ano são trabalhadas temáticas diferentes que são previamente escolhidas tendo em vista a etapa de desenvolvimento humano de cada turma. Esses momentos ocorrem na Casa Marista da Juventude (CAJU).