Nosso jeito de avaliar
Na Educação Infantil, a avaliação é feita diariamente, através da observação e acompanhamento dos professores. Realizamos registros contínuos da evolução das diferentes etapas do processo de construção de conhecimentos. O resultado avaliativo é expresso através de Parecer Descritivo semestral que contempla as aprendizagens significativas dos nossos estudantes, sua interação e construção de novos conhecimentos.
Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, 1º a 5º ano, a avaliação acontece de forma contínua, através do acompanhamento dos professores durante o processo de aprendizagem. O resultado avaliativo é expresso através de Parecer Descritivo, elaborado pelo docente, contendo indicadores que revelam o domínio dos conhecimentos e habilidades, considerando-o aprovado ou não.
Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, 6º a 9º ano, e no Ensino Médio, o resultado da avaliação é expresso através de notas de 0,0 a 10,0, aceitando-se apenas um dígito após a vírgula. A avaliação é por componente curricular e área do conhecimento e os resultados do rendimento escolar do estudante são comunicados, ao final de cada semestre, aos pais e/ou responsáveis e ao próprio estudante. Será aprovado o estudante que obtiver, no mínimo, a média 7,0, cujo cálculo será representado pela soma dos resultados de cada semestre dividindo-se por dois, conforme fórmula:
(1º semestre) + (2º semestre) > 7,0
2
Estudos de recuperação
Nas aulas de recuperação, os estudantes retomam os conteúdos que são trabalhados em sala de aula, visando qualificar as aprendizagens. Elas acontecem no turno inverso, de acordo com o cronograma divulgado.
Exames finais
Após o encerramento do ano letivo, é oferecido o Exame Final aos estudantes que, apesar de todas as atividades oportunizadas com vistas à recuperação do rendimento escolar, realizadas no decorrer da série durante o ano letivo, não obtiveram média anual sete (7,0) em cada componente curricular.
Após o encerramento do ano letivo, será oferecido Exame Final ao estudante no(s) componente(s) curricular(es) em que ele não tenha obtido média anual 7,0. Para lograr aprovação é necessário ao estudante evidenciar melhoria no processo de aprendizagem e obter média aritmética simples de, no mínimo, 5,0 (cinco), resultado obtido da média anual (MA) mais a nota obtida no Exame Final (EF), dividido por 2 (dois), em cada componente curricular, conforme a fórmula:
MA + EF ≥ 5,0
2
Progressão parcial
Os estudantes que não forem aprovados em até dois componentes curriculares podem requerer Progressão Parcial. A opção permite que o estudante seja promovido para o ano seguinte e, no turno inverso ao seu, realize estudos nos componentes curriculares em que não obteve aprovação. Os estudos se realizam durante o primeiro semestre do ano letivo.